segunda-feira, 29 de março de 2010
ITABIRA E BARUERI: SEMELHANÇA TOTAL
.
.
A censura prévia imposta por uma juíza a uma reportagem do programa CQC, da Band, já caiu, mas o caso continua repercutindo. O pessoal do CQC doou uma televisão para uma escola pública de Barueri, SP, e ela foi parar na casa da diretora. Só que haviam instalado um GPS no aparelho, e quando rastrearam descobriram que a TV estava na casa da diretora, não na escola. A prefeitura de Barueri foi quem pediu judicialmente a censura.
Após o jornal Mosaico ter denunciado a compra de um único computador pela prefeitura itabirana por meros R$ 223.792,10, Izael processou o jornal e pediu censura, sendo atendido. É o caso do famoso 'computador da NASA'. Postamos aqui entrevista feita pelo pessoal do CQC com o prefeito da cidade paulista, com todas as agressões que ele dirigiu ao programa. Da mesma forma que a imprensa chapa branca troglodita fez com o Mosaico.
Não tem jeito, esses caras quando são pegos de calça nas mãos se desestruturam, ficam caóticos e agressivos. Izael também ficou completamente perdido com a denúncia do jornal. Falou, falou falou, mentiu, mentiu, mentiu, sua imprensa agrediu, mas até hoje não apresentou a nota fiscal da maracutaia. E o Ministério Público? O caso é um prato cheio para o pessoal do CQC também. Izael só não deu entrevista para o Mosaico sobre o caso.
Palavras de Marcelo Tass, do CQC: "Com todos os avanços na economia, nas instituições, na participação da sociedade, temos de ficar discutindo censura? Me sinto um idiota como cidadão e comunicador. Mas não vamos dar tempo bom para estes caras". Nós também não. Veja aqui a entrevista com o prefeito paulista.
domingo, 28 de março de 2010
E LULA DISPARA! VEM AÍ DILMA X serra!
SITUAÇÃO DO BRASIL ANTES E DEPOIS:
Nos tempos de FHC -- Nos tempos de LULA
Risco Brasil
2.700 pontos ----------------200 pontos
Salário Mínimo
78 dólares -------------------210 dólares
Dólar
Rs$ 3,00 --------------------Rs$ 1,78
Dívida FMI
Não mexeu ------------------Pagou
Indústria naval
Não mexeu ------------------Reconstruiu
Universidades Federais Novas
Extensões Universitárias
Nenhuma --------------------45
Escolas Técnicas
Nenhuma --------------------214
Valores e Reservas do Tesouro Nacional
185 Bilhões de Dólares Negativos (FHC)
160 Bilhões de Dólares Positivos (LULA)
14% --------------------------34%
Estradas de Ferro
Nenhuma ---------------------3 em andamento
Estradas Rodoviárias
90% danificadas ---------------70% recuperadas
Industria Automobilística
Em baixa, 20% ----------------Em alta, 30%
Crises internacionais
4, arrasando o país (FHC) ------Nenhuma, pelas reservas acumuladas (LULA)
Cambio
Fixo, estourando o Tesouro Nacional (FHC)
Flutuante: com ligeiras intervenções do Banco Central (LULA)
Taxas de Juros SELIC
27% ----------------------------11%
Mobilidade Social
2 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza - (FHC)
23 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza - (LULA)
Empregos
780 mil -------------------------11 milhões
Investimentos em infraestrutura
Nenhum (FHC)
504 Bilhões de reais previstos até 2010 (LULA)
Mercado internacional
Brasil sem crédito (FHC)
Brasil reconhecido como investment grade (LULA)
sexta-feira, 26 de março de 2010
BOAS DICAS
quinta-feira, 25 de março de 2010
O MP, A 'MÍDIA' TROGLODITA E O SILÊNCIO
Luiz, eu me lembro de quando o Mosaico denunciou a compra superfaturada do computador da Nasa, tenho a edição, foi em agosto de 2007. Como João Izael não apresentou a nota fiscal no processo contra o jornal, validou a denúncia.
Este caso é conhecido por todos em Itabira, sim. Você e o jornal foram violentamente agredidos pela imprensa truculenta que apóia o grupão. Se o Ministério Público em Itabira tivesse entrado no caso na época e solicitado a nota fiscal a Izael, o Mosaico teria uma peça fulminante em sua defesa.
É impossível alegarem que nunca ouviram falar do caso. O MP pode agir movido por inciativa própria, não apenas contatado por qualquer cidadão. Lembro-me ainda da violência com que aquele que se chama radialista Vagner Ferreira investiu contra você e contra o Mosaico.
Rádios são concessão pública, com obrigações culturais e informativas. As que existem em Itabira são todas "filiadas" ao grupão, defendem seus interesses, recebem generosa verba pública. São, até o mais alto grau veículos de comunicação de massa.
En nossa cidade, "radialistas" agridem no ar cidadãos que criticam o grupão, pais de família, mentem acintosamente em favor do grupão em questões de interesse público, fazem chantagem e o Ministério Público não se manifesta. É estranho e suspeito. O Ministério Público é guardião da Constituição. Não pode se eximir de questões que afetam a coletividade.
A mídia nacional publicou que o Ministério Público vai pedir explicações à rede Globo sobre informação errada sobre a AIDS passada publicamente por participantes do programa Big Brother Brasil. É uma atuação exemplar da instituição. Deveria ser seguida pelo MP em Itabira.
terça-feira, 23 de março de 2010
ALERTA GERAL: SERÁ QUE VEM REAÇÃO AO BLOG???
.
.
IMAGEM 2 - Acima, parte da liminar judicial impondo censura ao jornal Mosaico
.
.
IMAGEM 3 - Acima, liminar judicial na forma como foi publicada no Diário do Judiciário: acrescida da expressão "imagens de governo", que não consta na liminar recebida pelo jornal Mosaico
IMAGEM 4 - Acima, empenhos emitidos pela prefeitura para o escritório de advocacia Bady e Curi, totalizando R$ 180 mil, pouco tempo antes da audiência judicial. É a banca contratada por Izael no processo contra o Mosaico
IMAGEM 5 - Acima, email enviado ao então procurador jurídico da Prefeitura, Fabiano Penido, em março de 2009, até hoje sem resposta
.
.
PROCURADOR JURÍDICO DA PMI PEDE DEMISÃO II
A prática é comum na imprensa chapa branca. Eles não têm o trabalho de investigar nada, apenas publicam o que o poder quer e recebem por isso, estão se lixando para a população. Não se preocupam em bem informar. De fato, é uma 'imprensa' nociva.
Como sempre, este blog e o jornal Mosaico não recebem informações enviadas pela (falta de)Comunicação da prefeitura, comandada pelo Fernando 'Tesourinha' Silva, aquele que foi um dos responsáveis por premiar na maracutaia a Promocional Propaganda do Peron Colombo em 'licitação' milionária, no ano passado. Mas eles ficam desorientados com as matérias que publicamos. Nós bebemos água limpa, e a fonte deles não é saudável, é miasmática e deletéria.
O ex-procurador jurídico não expôs em sua carta de demissão os motivos que o levaram a isso. Mas o Fernando Tesourinha, em seu comunicado à mídia, disse que Fabiano Penido alegou "incompatibilidade" entre suas atividades profissionais e o cargo de procurador. Posto assim, fica vago. Será que o Tesourinha poderia explicar isso com todas as letras?
segunda-feira, 22 de março de 2010
SEU TELEFONE É SEGURO?????
sábado, 20 de março de 2010
PROCURADOR JURÍDICO DA PMI PEDE DEMISSÃO
.
Já há algum tempo este blog estava informado de que o procurador jurídico da prefeitura itabirana, Fabiano Penido, estava em vias de pedir demissão. Fomos informados de que por volta de 17 horas de ontem, sexta-feira, entregou sua carta de despedida.
.
Nas matérias veiculadas sobre o carnaval da maracutaia, publicamos que solicitaram a ele um parecer jurídico para que a associação dos barraqueiros de Itabira pudesse receber uma doação com data retroativa, dinheiro que seria usado por ela para bancar despesas do carnaval, como o aluguel da estrutura metálica usada no evento, para aliviar para o governo Izael. Segundo nossa fonte privilegiada na prefeitura, Penido teria se recusado a participar da maracutaia. Se não por outro motivo, porque o caso ficou tão notório que seria muito arriscado.
.
A mesma fonte, que já nos havia antecipado que ele sairia, disse ainda que Fabiano Penido estaria sendo muito solicitado pelo governo a dar pareceres jurídicos favorecendo maracutaias, o que o estaria incomodando. Ele mesmo poderia esclarecer a população sobre isso.
.
Informações sérias solicitadas a ele pelo jornal Mosaico nunca foram respondidas. Nem mesmo recebia este blogueiro ou a reportagem do jornal Mosaico, quando solicitado. Mesmo que seja improvável, talvez repense agora suas atitudes. Talvez entenda agora que, mais que lealdade a qualquer governo, deve antes lealdade à população, como cidadão e como funcionário público. Ainda que desista de ser um demissionário no percurso deste fim de semana e o governo João aceite sua desistência. Caso queira, está convidado a falar a este blog.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Sobre equívocos e paixões políticas
No post anterior, publicamos sobre a oportunidade que Itabira teve da instalação aqui de uma siderurgia, durante o primeiro mandato de João Izael, e que houve inação do governo. A empresa terminou por ser instalada na cidade de Jeceaba, e seu produto é aço tubular sem costura, que demanda baixo consumo de água no processo produtivo. Diferentemente de siderurgias convencionais, cujo consumo de água nos processos de produção é elevadíssimo. Daí, dificilmente uma siderurgia seria instalada em Itabira, onde a existência do precioso líquido não é assim tão abundante. Mas são questões técnicas que ainda discutiremos no blog, ouvindo quem entende.
A Vale anunciou que vai instalar em Itabira uma usina de pelotização de minério, que não é uma siderurgia, mas cria matéria prima siderúrgica a partir de um determinado tipo de minério de ferro, o que eleva o tempo de vida da empresa na cidade. Publicaremos também sobre isso, inclusive com opiniões técnicas. Portanto, vamos tomar mais cuidado com o conteúdo de comentários enviados. Não é bom que a paixão política se sobreponha à razão. Mas é bom que a razão conduza as apreciações críticas de situações políticas. Pode-se temperar inclusive com humor e ironia, mas não nos percamos dos fatos. A 'informação' desinformaria.
quinta-feira, 18 de março de 2010
EXPLIQUE MAIS ESSA, JONJONES!!!
- Cumé que esse Luiz do Mosaico fica sabendo disso?
- Pode ser porque eu não consegui ser sócio da empresa!
- Foi por prevenção: alguém poderia cair na caldeira!
- Esse negócio seria uma ninharia!
- Eu sou aloprado mesmo!
- Outra coisa
Os vereadores itabiranos estão querendo que a Vale instale em Itabira uma siderurgia. Tá bom. No primeiro mandato de João Izael, a cidade teve a oportunidade de receber uma siderurgia cujo processo de produção exige um consumo baixo de água. O projeto foi apresentado a Izael e ao seu então secretário de Governo, o famoso físico Tião Galileu, que não deram qualquer resposta. Geraria por volta de 5 mil empregos. Hoje a empresa está instalada na cidade de Jeceaba. Este blogueiro conversou com o responsável por apresentar o projeto aos dois, e ele ainda está sem compreender a inação de Jonjones. Já pensaram? Cinco mil empregos gerados em Itabira?
.
Esses vereadores, todos eles bajuladores do prefeito e que vivem de esquecer sua função constitucional, deveriam levantar o caso e informar à população, mas não serão capazes disso, são inteiramente subservientes. E João Izael tem que explicar tudinho à população. Sem mentir, como sabe fazer bem. A cidade vai conhecer tudo, Jonjones, não duvide. Voltaremos ao caso, com muito mais detalhes.
quarta-feira, 17 de março de 2010
JOÃO, O SONEGADOR DE INFORMAÇÃO
.
SILÊNCIO SOBRE A 'MERDA' CONTINUA
.
terça-feira, 16 de março de 2010
ESTE BLOG TEM O APOIO DA DROGARIA APOTEKISTO
Além do apoio de inúmeráveis itabiranos que gostam da verdade, este blog está conquistando também o apoio de setores do comércio local que são movidos pelo mesmo espírito. Entre você também na transformação que se inicia. Ótimo para seu comércio e ótimo para a cidade.
segunda-feira, 15 de março de 2010
NÃO TEM JEITO: A ESPERANÇA DE CALOTE CONTINUA
domingo, 14 de março de 2010
PARA O ITABIRANO REFLETIR
.
.
No dia 5 de junho de 2009 o PV inaugurou sua sede em Itabira. O ex-deputado de repescagem Ronaldo Magalhães, oops, Fraudalhães, foi chamado a subir no palanque armado, e se postou ao lado de Damon de Sena, que havia sido candidato da "oposição" ao grupão no ano anterior. Também o vereador Neidson foi chamado a subir no palanque.
Já o ex-vereador petista Alexandre Banana, vice na chapa de Damon nas eleições de 2008, que estava presente, não foi convidado, ficou na platéia. Nenhum representante dos partidos que compuseram a coligação que deu suporte à campanha de Damon foi chamado. Mas Ronaldo "Córrego do Periquito" Magalhães estava lá fazendo parte daquela família. E filiou-se depois ao PV.
O ex-presidente do PT itabirano, José Francisco Silva, disse a este blogueiro que a desculpa dada pelo presidente do PV, o Jadirão, para excluir a companheirada do palanque foi que o palco não suportaria o peso, conforme o corpo de bombeiros. Então, tá. Assim, Damon preferiu a presença do cacique do 'grupão' da maracutaia à de seu ex-companheiro de chapa.
Agora Damon tem dito em conversas que sairá candidato a deputado estadual e Ronaldo "Avenida Machado de Assis" Magalhães a federal, ambos pelo PV, é claro, o que até já virou notícia em rádio local. Então, vão novamente compor o mesmo palanque. Voltaremos ao assunto.
quinta-feira, 11 de março de 2010
A GUERRA DO 'FUNCAPI' II
ONDE FOI PARAR A MERDA?
.
.
OS BANHEIROS QUÍMICOS UTILIZADOS NO CARNAVAL DA MARACUTAIA FICARAM POR VÁRIOS DIAS NO LOCAL, APÓS TERMINADO O CARNAVAL. DEPOIS QUE OS DEJETOS - AQUELE CONTEÚDO LIMPO E PERFUMOSO - FORAM RECOLHIDOS DELES TERIAM QUE SER DESCARREGADOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS (ETE).
PARA ISSO, TERIA QUE SER PAGA UMA TAXA AO SAAE. ESTE BLOG FOI INFORMADO DE QUE O CAMINHÃO CARREGADO FOI LEVADO À ETE, MAS NÃO PODE DESCARREGAR, PELO SIMPLES MOTIVO DE QUE A TAXA NÃO HAVIA SIDO PAGA. OS FUNCIONÁRIOS DA AUTARQUIA, ACERTADAMENTE, NÃO ACEITARAM.
A PREFEITURA TEM QUE EXPLICAR O QUE FOI FEITO DESSES DEJETOS, COMO TEM QUE EXPLICAR COMO FORAM PAGAS AS DESPESAS DO CARNAVAL DA MARACUTAIA, JÁ QUE A LICITAÇÃO FOI CANCELADA. PODEM ATÉ TER SIDO DESPEJADOS NA REDE PLUVIAL DA CIDADE. TENTAMOS INÚMERAS VEZES FALAR COM O NOVO PRESIDENTE DO SAAE, ÉLIO QUADRADO, MAS NÃO CONSEGUIMOS, E ELE NÃO DEU RETORNO. TEM COISAS A EXPLICAR TAMBÉM.
EM ALGUNS POSTS ANTERIORES, INFORMAMOS QUE A EMPRESA WPR PRODUÇÕES E EVENTOS NUNCA DESPEJOU OS DEJETOS DE SHOWS QUE PRODUZ NA ETE. PORTANTO, NUNCA PAGOU AS TAXAS DEVIDAS. ASSIM, NÃO PODERIA TER CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO DA PREFEITURA PARA DISPUTAR CONCORRÊNCIAS. MAS FOI A GANHADORA DA LICITAÇÃO QUE TERMINOU CANCELADA. ONDE SERÁ QUE OS DEJETOS DO CARNAVAL FORAM JOGADOS?
ALÔ, ALÔ, MINISTÉRIO PÚBLICO! ALÔ, ALÔ, MINISTÉRIO PÚBLICO! ALÔ, ALÔ, CODEMA! ALÔ, ALÔ, CODEMA!
quarta-feira, 10 de março de 2010
A GUERRA DO 'FUNCAPI'
- É verdade, meu projeto prejudica o servidor. E daí?
- A gente faria carnavais e carnavais com essa grana!
- Por que nós não conseguimos eleger um sindicalista pelego?
- O servidor tem que colaborar financeiramente com meu governo!
- Outra coisa
.
O fundo de complementação da aposentadoria dos servidores municipais itabiranos - FUNCAPI - foi instituído em 1995. A partir da criação, o prazo determinado para sua regulamentação era de 6 meses, o que nunca foi feito. Tanto pior para o servidor.
.
Agora a crise está formada. O governo João Izael elaborou um projeto-de-lei instituindo o Regime Próprio de Previdência do Servidor - RPPS. O dinheiro acumulado através do FUNCAPI será devolvido aos servidores. E é aí que mora a crise.
.
O sindicato dos servidores públicos municipais - Sintsepmi - reivindica que o montante seja devolvido na forma de verba indenizatória aos servidores, já que foram eles que contribuíram e o FUNCAPI não tem valor jurídico para o que foi criado. Os servidores municipais ficaram no prejuízo.
.
O projeto-de-lei elaborado pelo governo Izael prevê que o dinheiro seja devolvido na forma de pagamento, com desconto de imposto de renda, que atingiria um percentual de até 27,5%. Ou seja, o servidor poderia perder quase 30% do valor que investiu para seu benefício futuro, do qual nunca pode usufruir. E não por culpa sua. Conforme o presidente José da Penha, o Sintsepmi poderá entrar com ação na Justiça caso o governo insista nos termos do projeto-de-lei.
.
A pergunta é: por que João Izael não quer devolver o valor em forma de indenização, já que ele não seria acrescido de mais nada e iria integral para o servidor? A resposta que está na boca dos servidores e já se espalha por toda a cidade é que o valor referente ao imposto de renda - que beiraria os R$ 6 milhões - ficaria à disposição de Izael para gastar como quiser, já que só teria que prestar conta dele após terminado o governo. Poderia ficar como dívida municipal com a Receita Federal. E o futuro a Deus pertence. Que outro motivo Izael teria para não devolver o valor em forma indenizatória?
.
Assim, o governo teria muitos milhões a mais em suas mãos, já a partir deste ano eleitoral. Até para serem usados em maracutaias, que ocorrem mesmo na administração do corrupto prefeito João Izael. E dinheiro do servidor público itabirano, que já tem sido penalizado, poderia ser usado para rechear os bolsos maracutaicos. Muitos prédios, inclusive, poderiam surgir daí, sem que nenhum deles pertencesse aos servidores.
segunda-feira, 8 de março de 2010
A METAMORFOSE
PREFEITO UM SETE UM
.
Até 2008, o nome do prefeito João Izael aparecia na lista nacional de prefeitos do PR na posição 171 (um sete um), o que podia ser visto no sítio do partido na internet. O jornal Mosaico publicou em 2008 sua posição um sete um. Já a partir de 2009, parece que o PR mudou a forma de comunicar as prefeituras que governa no país, a apresentação é feita por estados. Assim, João Izael acabou beneficiado, aparece em Minas na posição 37.
Pode até ser que o corrupto prefeito João Izael (conforme sua própria coligação o associou em processo contra o Mosaico no período eleitoral, tendo como advogados Mauro Márcio de Alvarenga e seu filho Fabiano Penido de Alvarenga, atual procurador jurídico da prefeitura itabirana) tenha choramingado junto à direção do PR por sua posição desconfortável, mas condizente com a verdade, na lista nacional e que, por isso, tenha sido feita a alteração.
No Código Penal, o artigo 171 (um sete um) trata da prática de estelionato, assim descrita: "Obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento." Popularmente, chama-se de um sete um quem é dado a mentiras, malandragens, falcatrus, etc...
Nas eleições passadas, Izael praticou claro estelionato eleitoral, quando apresentou no horário eleitoral, para toda a população ver e ouvir, uma certidão da Justiça Federal que dizia que ele não constava em um processo específico, e afirmou que lhe havia sido fornecida pela Polícia (Republicana) Federal e que o isentava e a seu governo de fraude com verba do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
O Ministério Público Eleitoral em Itabira não tomou nenhuma medida, a campanha do prefeito um sete um foi beneficiada. O caso ficou notoriamente conhecido à época, a partir de matéria veiculada pelo jornal Mosaico. Só que o rádio e a televisão penetram em todas as residências, o que não ocorre com a mídia impressa. De qualquer forma, mesmo pulando para a posição 37, Izael continua um sete um. E não só por esse motivo.
sexta-feira, 5 de março de 2010
COMUNICADO DESESPERADO
PV: CAI ANTÔNIO, SOBE RONALDO
Em Itabira já tem gente falando que Antônio Roberto caiu porque deu guarida à filiação de Ronaldo Magalhães, oops, Fraudalhães, o que não foi dito pela assessoria de Zé Fernando. Óia, Óia, Óia!!!
MENTIRA NA CARA DURA
quinta-feira, 4 de março de 2010
PARA JOÃO NÃO ESQUECER
.
- Ele é um cara de pau!
- Esse discurso tá carnavalesco!
- Qual é o lado dele?
- Ele acredita mesmo que o povo tem memória curta!
- Linha dura é algo libidinoso?
- Outra coisa
.
A imagem acima é a capa do Diário de Itabira do dia 02 de janeiro de 2009, que noticiou a posse de João Izael, no dia anterior, para seu segundo mandato. E Izael discursou:
"Manteremos um relacionamento institucional de alto nível, defenderemos imbativelmente o interesse público sem fisiologismo e clientelismo".
Palavras do prefeito João do computador da NASA.
"Jamais percamos de vista que estamos aqui não para atender interesses privados inconfessáveis".
O prefeito João do computador da NASA não disse se estão lá para atender interesses privados que estão sendo revelados.
"O povo de Itabira não optou por trocar o certo pelo duvidoso".
O prefeito João do computador da NASA disse que o povo preferiu manter a garantia de maracutaia? Aquele carnaval? Prefeito João do computador da NASA, fale aí, do fundo de seu coração angelical: teve ou não compra de votos?????
Falar nisso, até hoje o prefeito João do computador da NASA não apresentou a nota fiscal da compra do computador da NASA. Aquele que foi adquirido pela prefeitura por meros R$ 223 mil, e que após o jornal Mosaico ter denunciado a aquisição, publicando documento, o prefeito processou o jornal. Como é mesmo aquilo de defender o interesse público, prefeito João do computador da NASA?
PROIBIDO PROTESTAR
.
.
CARNAVAL DA MARACUTAIA: O SILÊNCIO PERMANECE
do Carnaval da Maracutaia
.
.
Até ontem vários banheiros químicos utilizados no CARNAVAL DA MARACUTAIA e a estrutura metálica da tenda, desmontada, permaneciam na popularmente chamada avenida Laranjal. O carnaval terminou há 15 dias. O que justificaria a permanência do material lá? Após entrevistarmos o dono da empresa Cia da Pirâmide, de BH, que forneceu os materiais, tentamos novamente falar com o presidente da associação dos barraqueiros, Mário Macedo, e com o secretário de Esportes e Lazer, o Lado, mas não conseguimos, e não deram retorno.
Até hoje João Izael não explicou como foram bancadas as despesas da festa. É a tática deles: fazem silêncio esperando que o povo esqueça. E tome maracutaia. Da mesma forma, Izael ainda não explicou onde foram parar os R$ 22 milhões destinados no Orçamento municipal para a construção do campus da Unifei. E tem muitas outras explicações a dar.
quarta-feira, 3 de março de 2010
PARA COMEÇAR O TRABALHO
Guerra ao jornal Mosaico, em 2009.
(veja aqui a edição)
Abaixo, Cácio Guerra, estrategista
político do 'Grupão' itabirano
.
.
terça-feira, 2 de março de 2010
A LAVANDERIA
.
.
A imagem acima é a chamada de capa do jornal Estado de Minas de ontem, dia 01/3. Há no Brasil 60,7 mil processos sobre desvio financeiro. Boa parte é relacionada a desvio de dinheiro público, é claro. Do total, 10% dos processos dizem respeito a Minas Gerais. Em Itabira houve muita maracutaia com dinheiro público. Os governos de Ronaldo Magalhães (ex-PSDB, agora no PV) e de João Izael (PR) que o digam. Será que nesses processos há alguns referentes à cidade ou ainda será necessário incluir?