Capa da edição de agosto/setembro de 1997 do jornal Mosaico |
Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o blog relembra o ano de 1997 em Itabira, quando o jornal Mosaico publicou, na edição de agosto/setembro, matéria sobre transgressão à legislação ambiental promovida pela Vale - àquela época ainda Companhia Vale do Rio Doce - em sua cidade natal, Itabira.
Em fevereiro de 1998 a FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente) promoveu no município uma audiência pública ambiental, a primeira a que a empresa foi submetida, para consecução de LOC (Licença de Operação Corretiva) e que teve o caráter de um EIA-RIMA ( Estudo Prévio de Impacto Ambiental - Relatório de Impacto Ambiental). Entre mais consequências a empresa teve de fazer uma série de investimentos no município, ambientais e outros, que atingiram dezenas de milhões de reais. Pode até ser o caso de se promover nova audiência pública.
Abaixo, fac-símile da matéria, e abaixo de tudo box de matéria publicada em edição do ano 2000 do jornal, envolvendo loteamento e o manancial da Pureza, que responde por cerca de 40% da água consumida no município. Atualmente o manancial poderá sofrer grande contaminação, provocada por centenas de apartamentos construídos em sua região pela construtora MD Predial. Isso precisa ser mais bem esclarecido pelo poder público aos itabiranos.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela ONU na Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano em 1972.