quarta-feira, 10 de março de 2010

A GUERRA DO 'FUNCAPI'

O QUE JOÃO IZAEL ESTARIA DIZENDO?

- É verdade, meu projeto prejudica o servidor. E daí?
- A gente faria carnavais e carnavais com essa grana!
- Por que nós não conseguimos eleger um sindicalista pelego?
- O servidor tem que colaborar financeiramente com meu governo!
- Outra coisa
.
O fundo de complementação da aposentadoria dos servidores municipais itabiranos - FUNCAPI - foi instituído em 1995. A partir da criação, o prazo determinado para sua regulamentação era de 6 meses, o que nunca foi feito. Tanto pior para o servidor.
.
Agora a crise está formada. O governo João Izael elaborou um projeto-de-lei instituindo o Regime Próprio de Previdência do Servidor - RPPS. O dinheiro acumulado através do FUNCAPI será devolvido aos servidores. E é aí que mora a crise.
.
O sindicato dos servidores públicos municipais - Sintsepmi - reivindica que o montante seja devolvido na forma de verba indenizatória aos servidores, já que foram eles que contribuíram e o FUNCAPI não tem valor jurídico para o que foi criado. Os servidores municipais ficaram no prejuízo.
.
O projeto-de-lei elaborado pelo governo Izael prevê que o dinheiro seja devolvido na forma de pagamento, com desconto de imposto de renda, que atingiria um percentual de até 27,5%. Ou seja, o servidor poderia perder quase 30% do valor que investiu para seu benefício futuro, do qual nunca pode usufruir. E não por culpa sua. Conforme o presidente José da Penha, o Sintsepmi poderá entrar com ação na Justiça caso o governo insista nos termos do projeto-de-lei.
.
A pergunta é: por que João Izael não quer devolver o valor em forma de indenização, já que ele não seria acrescido de mais nada e iria integral para o servidor? A resposta que está na boca dos servidores e já se espalha por toda a cidade é que o valor referente ao imposto de renda - que beiraria os R$ 6 milhões - ficaria à disposição de Izael para gastar como quiser, já que só teria que prestar conta dele após terminado o governo. Poderia ficar como dívida municipal com a Receita Federal. E o futuro a Deus pertence. Que outro motivo Izael teria para não devolver o valor em forma indenizatória?
.
Assim, o governo teria muitos milhões a mais em suas mãos, já a partir deste ano eleitoral. Até para serem usados em maracutaias, que ocorrem mesmo na administração do corrupto prefeito João Izael. E dinheiro do servidor público itabirano, que já tem sido penalizado, poderia ser usado para rechear os bolsos maracutaicos. Muitos prédios, inclusive, poderiam surgir daí, sem que nenhum deles pertencesse aos servidores.

14 comentários:

Anônimo disse...

Nós, servidores municipais não vemos a hora de terminar este governo, que na verdade é um desgoverno.

A administração pública municipal despenca ladeira abaixo...

Anônimo disse...

Dentro da PMI está um deus nos acuda... o servidor está farto, o caos está instalado, o ambiente está péssimo para se trabalhar, estamos correndo o risco de não termos nem um centavo de reajuste salarial este ano, e além disso, vamos tomar prejuízo com o FUNCAP.
CHEGA! ESTAMOS FARTOS!

SERVIDOR DE CARREIRA DO PRIMEIRO ESCALÃO INDIGUINADO disse...

ESTE DINHEIRO QUE O PREFEITO PRETENDE RETER DO SERVIDOR BENEFICIARIA 150 FUNCIONÁRIOS DO PRIMEIRO E SENGUNDO ESCALAO, QUE ELEVARIA SEUS SALÁRIOS AO APOSENTAR IGUAL DO PREFEITO.

POIS AO APOSENTAREM SEUS SALÁRIOS FICARIAM SUPERIORES DO PREFEITO. EX; CANDIDA, MARCOS DA FAZENDA, REGINA CAMILO E OUTROS QUE OCUPAM CARGOS NA PREFEITURA DESDE O GOVERNO DO LI ATÉ HOJE.

ISTO QUER DIZER QUE ATÉ O FINAL DO GOVERNO SAIRÃO DA PREFEITURA APOSENTADOS COM SALÁRIOS DE MARAJAS EM TORNO DE +- R$15.000,00 POR MÊS CADA UM E AO PREFEITO TAMBEM QUE SÁIRÁ APOSENTADO DA PREFEITURA.

ISTO TAMBÉM, SE O PREFEITO ENFIAR GAGANTA ABAIXO O PLANO DE APOSENTADORIA QUE ELE QUER IMPLARTAR A FORÇA NOS SERVIDORES.

Anônimo disse...

Podem ter certeza, 90% dos servidores municipais efetivos, estão insatisfeitos com a atual administração. Os outros 10%, possivelmente não estão, pois conseguiram alguma cargo comissionado na prefeitura.
A insatisfação não deriva somente do FUNCAPI, mas também da perda salarial equivalente a 33%; das promessas de campanha não cumprida; do inchaço do serviço público com sevidores comissionados que fingem que trabalham e da completa desvalorização dos servidores concursados que prestaram concurso público para ocuparem os devidos cargos.
Torço, sinceramente, para qualquer dia desses a Polícia Federal aparecer em Itabira em peso e sair com boa parte dos indivíduos do "grupão", algemadas e humilhadas, perante a sociedade itabirana, que eles tanto ludibriaram.

Anônimo disse...

O Sindicato dos Servidores não é pelego, mas é muito mal assessorado e conduz as negociações de maneira ridícula. Em dezembro do ano passado o SINTSEPMI ainda anunciava campanha salarial de 2009.
Acorda Zé da Penha, o servidor confiou em você, mas até agora, nada.

Anônimo disse...

É claro que esse comentarista que falou mal do Zé e dos diretores do sindicato é gente do governo. Se todo presidente do sindicato tivesse sido como o Zé da Penha nossa situação hoje seria muito diferente.O servidor estaria mais valorizado e o serviço público seria muito melhor. O servidor faz o que pode mas é barra pesada trabalhar quando o sindicato não está do lado dos servidores e o governo bate pesado.

Anônimo disse...

O Zé da Penha é o único que enfrentou o governo até hoje. Se ele não conseguir muito sucesso, temos certeza valeu Zé!!!!!!!!!

Servidor Municipal disse...

Ano Passado teve uma assembleia convocada pelo sindicato para esclarecimentos do "novo plano de aposentadoria da prefeitura". Os servidores públicos estavam presentes em massa. Ao final foram feitas várias perguntas aos que estavam na mesa diretora, em especial ao João Mario de Brito, representante do prefeito. A primeira pergunta para ele foi: Se o prefeito conseguiu roubar o nosso dinheiro do FUNCAPI, quem garante que não roubará esse também??" Gritaria e aplausos sem fim para a pergunta... E as outras perguntas foram todas baseadas nisso, ou seja, prefeito corrupto, ladrão, desonesto, imprestável, etc, etc. Os servidores vomitaram todo o seu nojo diante da roubalheira do FUNCAPI pelos tentáculos do prefeitinho do grupão. A festa acabou quando o mestre de cerimônias decidiu não fazer mais as perguntas dos servidores. Sem graça ele encerrou a sessão de debate. Dou razão a ele. Todas as perguntas eram para mostrar a ira do servidor público com o prefeito corrupto e safado do grupão.

Anônimo disse...

ACORDA ZÉ DA PENHA!!!

NÃO É UMA CRÍTICA. É UM GRITO DE ALERTA.

DISCURSO É BOM, MAS O SERVIDOR QUER É RESULTADO.

Anônimo disse...

Oi Luiz, cê nao sabe fazer conta, se o servidor recebeu os valores e utilizaram com descontos no Irenda, agora que vao receber tem que pagar...ou cê acha que nosso companheiro LULA vive de amor..
quem paga as despesas dos nossos deputados, do avião, das viagens.quem????Voce que nao é.

Anônimo disse...

Servidor tem que trabalhar, mostrar serviços, parar de reclamar, pois LULA prometeu e falou quem ganha mais tem que dividir, assim nao dá. tirar essa da Funcapi do recebimento ser como indenização....vem aí um golpe da receita vem e cobrar tudo com multa e em dobro...Ze da Penha tá certo, vamos receber depois vamos sonegar.

Anônimo disse...

ei Luiz do Mosaico, deixa de ser bobo, assim voce fica o tempo todo falando de João Izael, dando credibilidade.. ele nao é candidato mais....e voce fica dando uma esperto sendo o cavalo de troia, onde todos escondem dentro para que?
fica ativo

Valdecy Alves disse...

Passei pelo seu blog. Dê uma passada pelo meu e leia matéria sobre IPM/PREVIFOR, regime próprio dos servidores municipais de Fortaleza, Ceará. Com um déficit de mais de 4 bilhões. Como os demais fundos municipais de previdência do Ceará, QUEBRADO! Conhece algum com superavitário, viável, transparente e bem administrado??? Diga-me qual, por favor! Leia e comente em: www.valdecyalves.blogspot.com

helder disse...

"Uma guerra política é aquela em que todos atiram pelos lábios."

A cidade-poesia passa, nos dias atuais, por uma crise de identidade, pois as autoridades decidiram mostras o 'vírus' Vargas que contraiu há décadas. Como a população ainda acredita em Papai Noel, políticos com projetos pessoais se valendo da máquina pública para alcançá-los é - dizem alguns -‘coisa de jornal nacional’. Então, em Itabira, não há pedra no caminho da democracia e dos direitos humanos. Há isso sim, elementos que pensam uma cidade bela como uma moldura na parede, mas sem pessoas, uma cidade-foto, estática, sem barulho, sem denúncias, sem suspeitas. Enfim, uma cidade sem política, parque de diversão de ‘coronéis’. Aqueles! Que no início do século passado dominaram as instituições públicas e fizeram delas pastos para suas vacas. Engana-se, porém, quem acredita que esse foi um estilo de homem público do passado. A diferença é que os ‘coronéis’ não precisam mais, hoje, usar essa expressão para existir, pois alguns estudaram, aprenderam a arte da conversa ao pé do ouvido e, uma vez eleitos, não precisam mais respiras o ar fétido das periferias. Aqui, vale a frase: "A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros." (Henri Millon de Montherlant). Ou seja, depois que vocês entregarem-me as chaves, já sabem onde me procurar....Logo, distante da população, gargalham os políticos, do alto de suas torres de vidro...e refletem.... "Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta." (John Kenneth Galbraith). Dessa forma – dizem – ‘nada devo, pois não mais me lembro....o que eu disse mesmo, já faz tanto tempo....