quinta-feira, 25 de março de 2010

O MP, A 'MÍDIA' TROGLODITA E O SILÊNCIO

O BLOG REPRODUZ ABAIXO COMENTÁRIO RECEBIDO DE UM LEITOR, JÁ POSTADO NA SEÇÃO 'COMENTÁRIOS' DA MATÉRIA ANTERIOR.


Luiz, eu me lembro de quando o Mosaico denunciou a compra superfaturada do computador da Nasa, tenho a edição, foi em agosto de 2007. Como João Izael não apresentou a nota fiscal no processo contra o jornal, validou a denúncia.


Este caso é conhecido por todos em Itabira, sim. Você e o jornal foram violentamente agredidos pela imprensa truculenta que apóia o grupão. Se o Ministério Público em Itabira tivesse entrado no caso na época e solicitado a nota fiscal a Izael, o Mosaico teria uma peça fulminante em sua defesa.


É impossível alegarem que nunca ouviram falar do caso. O MP pode agir movido por inciativa própria, não apenas contatado por qualquer cidadão. Lembro-me ainda da violência com que aquele que se chama radialista Vagner Ferreira investiu contra você e contra o Mosaico.


Rádios são concessão pública, com obrigações culturais e informativas. As que existem em Itabira são todas "filiadas" ao grupão, defendem seus interesses, recebem generosa verba pública. São, até o mais alto grau veículos de comunicação de massa.


En nossa cidade, "radialistas" agridem no ar cidadãos que criticam o grupão, pais de família, mentem acintosamente em favor do grupão em questões de interesse público, fazem chantagem e o Ministério Público não se manifesta. É estranho e suspeito. O Ministério Público é guardião da Constituição. Não pode se eximir de questões que afetam a coletividade.


A mídia nacional publicou que o Ministério Público vai pedir explicações à rede Globo sobre informação errada sobre a AIDS passada publicamente por participantes do programa Big Brother Brasil. É uma atuação exemplar da instituição. Deveria ser seguida pelo MP em Itabira.

11 comentários:

Anônimo disse...

Zanon,
vai em frente, vc. honra o jornalismo da melhor espécie. A cidade está toda contra esse grupão que está arrasando Itabira e vc. e mais uns poucos tem catalisado isso muito bem.

Viva o jornalismo libertário.

Anônimo disse...

Não é de estranhar que a imprensa (Chapa Branca) tenha ido contra o Mosaico. Não passam de sangue sugas do dinheiro público.
Quantoa esse sujeito de Nome Wagner(não digo que o mesmo é radialista porque seria uma afronta a classe que já pertencí um dia.)
Lembo-me certa vez em que o mesmo choramingava em seu "programa" sobre sua humilde condição e no mesmo dia a noite ele mesmo chegar na TV Sepcultura dirigindo um carro do ano avaliado em mais de
R$25 mil. Não estranhei o fato pois a turma do grupão e seus auxiliares estão se dando muito bem, e o dito cujo é defensor da Panelinha através da radio.
Mas não deixei de pensar com meus botões: _ Como um ser humano pode se rebaixar tanto!

Anônimo disse...

MP onde????????? Em Itabira?????????

Anônimo disse...

Esse Wagner passou de pé rapado para dono de casa, carro e mirante em poucos anos. Como? Apoiando o grupão na rádio.

Anônimo disse...

Sobre o CNMP
O Conselho Nacional do Ministério Público foi instituído pela Emenda Constitucional nº 45, de 30 de dezembro de 2004, com atribuição de controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros. O CNMP foi instalado em junho de 2005, tem sede em Brasília e funciona atualmente no Edifício Terracotta, QI 3, Lago Sul.


O CNMP é composto por quatorze membros, incluindo-se o Procurador-Geral da República, que o preside, quatro membros do Ministério Público da União, três membros do Ministério Público dos Estados, dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.


Entre as competências do CNMP, conforme artigo 130-A, §2º, da Constituição Federal, estão:

- zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministério Público, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências;

- zelar pela observância do art. 37 da Constituição Federal e apreciar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Ministério Público da União e dos Estados;

- receber reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público da União ou dos Estados, inclusive contra seus serviços auxiliares, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional da instituição, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;

- rever os processos disciplinares de membros do Ministério Público da União ou dos Estados julgados há menos de um ano;

- elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias sobre a situação do Ministério Público no País e as atividades do Conselho.


Qualquer cidadão ou entidade pode se dirigir ao Conselho Nacional do Ministério Público para fazer reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público, inclusive contra seus serviços auxiliares. As reclamações devem ser feitas por escrito diretamente ao CNMP, por fax, ou mesmo por e-mail, no endereço secretaria@cnmp.gov.br


Caso haja alguma dúvida sobre como acionar o CNMP ou sobre seu campo de atuação, entre em contato por e-mail ou pelo telefone (61) 3366-9100.

vai me dizer que tu não sabia. os chapa branca pelo menos mostram a cara né véi, pior é safado que se diz da oposição mas é o maior quinta coluna que só quer confundir a turma.

Anônimo disse...

ZANON, FICO AQUI RUMINANDO COM MINHA PROFUNDA DECEPÇÃO O QUE OS JUÍZES INSTALADOS NA COMARCA DE ITABIRA PENSAM SOBRE JOÃO IZAEL E O GRUPÃO.

PRINCIPALMENTE APÓS AS ELEIÇÕES DE 2008, OCASIÃO EM QUE IZAEL E SUA COLIGAÇÃO FRAUDARAM, NO RÁDIO E NA TV, EM HORÁRIO ELEITORAL, O CONTEÚDO DE UMA CERTIDÃO DA JUSTIÇA FEDERAL, BENEFICIANDO SUA CANDIDATURA.

A AÇÃO DELES - O JORNAL MOSAICO FOI O ÚNICO MEIO DE COMUNICAÇÃO A DENUNCIAR -, AMPARADA AINDA PELO SITE DEFATOONLINE, AFRONTOU QUALQUER PRINCÍPIO ÉTICO E MORAL QUE DEVE CONDUZIR AS PESSOAS DE BEM, ALÉM DE HAVER AFRONTADO NOSSA LEGISLAÇÃO.

FICO PENSANDO O QUE REALMENTE SENTEM OS JUÍZES EM ITABIRA, AO VER O PODER A QUE PERTENCEM, E QUE JURARAM HONRAR, SER VILIPENDIADO, USADO FRAUDULENTAMENTE DE FORMA ESCANDALOSA POR UM CANDIDATO DESESPERADO. CONFESSO QUE NÃO ENCONTRO RESPOSTA PARA MINHAS PRÓPRIAS INDAGAÇÕES. SINTO-ME FRUSTRADO E ANGUSTIADO, COMO CIDADÃO DIGNO QUE SOU.

MAIS AINDA POR SABER QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO TOMOU QUALQUER MEDIDA, À ÉPOCA. NEM MESMO SEI SE APÓS AS DENÚNCIAS DO MOSAICO ISSO MOTIVOU ALGUMA ATITUDE. NÃO HÁ INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS NA IMPRENSA PARA O CIDADÃO. À EXCEÇÃO DO MOSAICO, E POUCO MAIS, A MÍDIA LOCAL É ESTANDARTE DO GRUPÃO.

MAS SEI QUE HÁ PROCESSOS CONTRA IZAEL E RONALDO MAGALHÃES, ALGUNS ENVELHECENDO, INCLUSIVE. E QUE HÁ MOTIVO PARA OUTRAS AÇÕES JUDICIAIS.

NÃO QUERO DESESTIMULAR NINGUÉM NEM FRUSTRAR O SONHO DAS PESSOAS DE BEM, QUE REALMENTE AMAM ITABIRA, TÊM AQUI SUA VIDA, SUA FAMÍLIA, SEU FUTURO, NEM SOU UM PESSIMISTA. MAS NÃO TEMOS OPOSIÇÃO POLÍTICA ATUANTE NA CIDADE. ESPERAR O QUÊ?

REVELO AQUI MINHA PROFUNDA AMARGURA QUANDO PENSO QUE PODEMOS NÃO TER TAMBÉM UM PODER JUDICIÁRIO INDEPENDENTE NA CIDADE, E UM MINISTÉRIO PÚBLICO ATUANTE. É MAIS FORTE QUE EU.

Luiz do Mosaico disse...

O INCOMODADO QUE POSTOU COMENTÁRIO ACIMA SOBRE O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (CNMP) NÃO PERCEBEU, MAS PRESTOU, SEM QUERER, EXCELENTE SERVIÇO À CAUSA DA CIDADANIA E DA DEMOCRACIA. PASSOU AO LEITOR DO BLOG INFORMAÇÃO DE ABSOLUTO INTERESSE PÚBLICO, QUE AS PESSOAS NEM SEMPRE SABEM ONDE BUSCAR. OXALÁ CONTINUE ASSIM. MESMO QUE SE REFERENCIE AGRESSIVAMENTE A ESTE BLOGUEIRO, E ATÉ COMETENDO DESLIZES. O JORNAL MOSAICO SEMPRE SE DEFINIU COMO MÍDIA DE "OPINIÃO", ASSIM COMO ESTE BLOGUEIRO, NÃO DE OPOSIÇÃO. O COMENTARISTA RAIVOSO E MANIQUEÍSTA NÃO SABE DISCERNIR UMA SITUAÇÃO DA OUTRA, NEM CONHECE A HISTÓRIA DO MOSAICO. DE QUALQUER FORMA, NÃO DUVIDAMOS, O LEITOR AGRADECE A INFORMAÇÃO QUE TROUXE. OXALÁ CONTINUE ASSIM.

Anônimo disse...

A cidade do bem-viver tem sido genorosa com seus colaboradores ilustres: Ronaldo Magalhães, João Izael, Emerson "Gui" Alvarenga, Peron Colombo, Chiquinho da Brasileira, Tião Galileu, Vagner Ferreira, Zé do Escrotaço, Fernando "Gambazinho de Ouro Preto" Silva, Júlio Mancha, Brander Gomes e tantos outros. Numa época em que tudo é conseguido com sacrifício, membros do grupão se endinheiraram e adquiriram patrimônio de dar inveja a qualquer assessor do Corrupto José Roberto Arruda. Em outras localidades, a justiça age quando há indícios de maracutaia, caça mandato e vez por outra manda pra cadeia. Já em Itabira, tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas realmente...

Anônimo disse...

Luiz, bom dia!

- Fiz denúncia no MP Estadual, diretamente ao Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, e, ele determinou que a Promotora Adriana Torres Beck da 3ª Promotoria de justiça da Comarca de Itabira, tomasse as providências.
- Data da denúncia: 28/01/10
- Data do encaminhamento à Dra. Adriana Torres Beck: 29/01/10
- Portanto, segunda-feira 29/03/10, completará 2 meses...
- Bom, pode ser que a Dra. Adrina seja promovida, já aconteceu isso antes aqui na cidade, se não me engano foi no governo de Ronaldo Magalhães...
- Pode ser, que a Dra. Adriana não tenha sucesso na apuração dos fatos - Por ineficiência, impossibilidade ou qualquer outro motivo

- Então, fiz a mesma denúncia ao CQC. Isso mesmo, ao CQC. Se Deus quizer, em breve Itabira vai ser referência nacional na corrupção. Já que a corrupção em Itabira é superior à de Brasília...

- Sugiro que os internautas façam o mesmo. Denunciem!

- www.mp.mg.gov.br (Denúncia)
- www.band.com.br/cqc/ (Proteste Já)

Tá dado o recado!

Anônimo disse...

Zanon o prefeito ainda tem que explicar direitinho esse dinheiro - 180 mil que o advogado dele recebeu da prefeitura perto da audiência judicial contra o Mosaico. A prefeitura pagou essa dinheirama pro advogado dele se era ele que tinha que pagar?

Anônimo disse...

Agradeço ao amigo aí que passou o endereço do CQC. Já fiz minha denúncia como segue:

Caros amigos do CQC,
Guardiães da probidade admistrativa e terror dos vampiros do erário.
Talvez já tenham até recebido denúncias sobre a administração municipal aqui de Itabira/MG.
Mas eu também apelo a vocês que considero a últimas esperança para divulgar e ajudar-nos a combater esse mal que desde 2001 tem se instalado na administração pública municipal.

Nosso Minístério Público ....................................................................................................................................

Nossa imprensa , uma TV pública, 05 emissoras de rádio, vários periódicos e milhares de cabos eleitorais somente conhecem os vocabulários "Bajulação e xxxxxxxx"

A resistência ainda vive por meio do jornal "MOSAICO" e "O TREM" e na Internet por meio do "luizdomosaico.blogspot.com" e "filhosdocaue.blogspot.com".
Peço a Deus que se faça justiça através da ação desse renomado programa que a cada dia que passa , torna-se o porta voz da moralidade na vida pública.
Um forte abraço a todos.

Agora é torcer para a verdade vir a tona em Rede Nacional.
Façam o mesmo, é direito nosso lutar por Justiça.
Denuncie:
www.mp.mg.gov.br (Denúncia)
www.band.com.br/cqc/ (Proteste Já)