domingo, 14 de março de 2010

PARA O ITABIRANO REFLETIR

Da esquerda para a direita: Neidson, Ronaldo Fraudalhães, Damon, Jadirão e o deputado Zé Fernando de Oliveira (PV)
.
.
No dia 5 de junho de 2009 o PV inaugurou sua sede em Itabira. O ex-deputado de repescagem Ronaldo Magalhães, oops, Fraudalhães, foi chamado a subir no palanque armado, e se postou ao lado de Damon de Sena, que havia sido candidato da "oposição" ao grupão no ano anterior. Também o vereador Neidson foi chamado a subir no palanque.


Já o ex-vereador petista Alexandre Banana, vice na chapa de Damon nas eleições de 2008, que estava presente, não foi convidado, ficou na platéia. Nenhum representante dos partidos que compuseram a coligação que deu suporte à campanha de Damon foi chamado. Mas Ronaldo "Córrego do Periquito" Magalhães estava lá fazendo parte daquela família. E filiou-se depois ao PV.


O ex-presidente do PT itabirano, José Francisco Silva, disse a este blogueiro que a desculpa dada pelo presidente do PV, o Jadirão, para excluir a companheirada do palanque foi que o palco não suportaria o peso, conforme o corpo de bombeiros. Então, tá. Assim, Damon preferiu a presença do cacique do 'grupão' da maracutaia à de seu ex-companheiro de chapa.


Agora Damon tem dito em conversas que sairá candidato a deputado estadual e Ronaldo "Avenida Machado de Assis" Magalhães a federal, ambos pelo PV, é claro, o que até já virou notícia em rádio local. Então, vão novamente compor o mesmo palanque. Voltaremos ao assunto.

12 comentários:

Tonny Morais disse...

Prezado Luiz, lendo seu texto, tomo a liberdade de transcrever dois textos meus postados no nosso blog, Filhos do Cauê, sob a "subida" de Ronaldo Magalhães no Palanque do PV por ocasião da inauguração da sede dauqele partido. Algumas pessoas ainda me questionam, achando que é "safadeza" e já estava "tudo culiado" antes. Porém, para tirar dúvidas, segue abaixo, os MEUS esclarecimentos:

Postado no Blog Filhos do Cauê em 20/10/2009:
DAMON E RONALDO, JUNTOS NA FOTO
Essa tão badalada foto de Damon e Ronaldo no "palanque" foi à época da inauguração sede do PV em Itabira. Lembro-me bem, pois o cerimonial ficou sob minha responsabilidade e na hora de definir quem iria compôr a "virtual" mesa dos trabalhos e falatórios apareceu "uns". dizendo que o "Ronaldo taí". Assim como Neidson, Ronaldo subiu ao palco como "autoridade", afinal o homem é deputado e seria de péssima educação nossa não convidá-lo e deixá-lo como simples expectador. O oportunismo dele foi espetacular, uma fotinha com Damon foi tudo que precisava para sua cartada final. Dê um dedo às cobras e elas te engolem. Hoje penso que seria melhor deixar ele lá embaixo mesmo....

Postado no Blog Filhos do Cauê em 09/11/2009:
Mais uma vez me sinto na obrigação de escrever outra vez sobre a subida do Ronaldo Magalhães no palanque do PV, tendo em vista o não entender do "Advogo Por Nós" (tem minha procuração??). À época, foram enviados convites para toda a sociedade itabirana, inclusive o Sr. prefeito João Izael, que enviou comunicado dizendo que não iria comparecer por causa de compromissos anteriormente agendado. O Ronaldo Magalhães, DEPUTADO ESTADUAL, também recebeu o convite, bem como Neidsom de Freitas, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL. Ora, seria de péssimo exemplo e educação, convidar determinadas personalidades e deixá-los no pé do palanque. Responsável pelo cerimonial de quem fala ou não, achei por bem acatar o ato de civilidade, bem como disse Márcio Passos neste blog em 20 de outubro: "acho absolutamente normal Ronaldo ter ido e Damon recebe-lo, como a civilidade recomenda, adversários não precisam ser inimigos". Damon por sua vez hoje acha que não foi legal ter o chamado, discordo totalmente, pois, se não fosse para chamá-lo ao palanque, que não o convidasse então, pois seria de uma extrema falta de civilidade convidar um deputado e não chama-l0 ao lugar de honra. e caso isso acontecesse, não estaria eu cerimoniando aquele evento. Educação e respeito acima de qualquer ideologia partidária e pronto. Não acredito que a candidatura do Damon subiu no telhado e muito menos por que ele menos esperava, concordo que é preciso um norte para o PV de Itabra que te vez em quando dá umas cabeçadas que lhe custam muito caro, justamente pela falta do ouvir aqueles que o criticam. A reunião do PT com o Damon, convidando-o para se filiar-se ao antigo partido de coligação achei ridículo, passou-me uma imagem de vontade de enfraquecimento do PV e fortalecimento de semi morto PT Itabirano, um tiro nas costas do PV Itabirano, sem levar em conta que Damon é vice-presidente do PV. A turma do Damon não tem Neidsom e nem Ronaldo, mas sim pessoas que querem dar um basta nisso aí. Voltando ao assunto, o convite ao palanque foi feito por terem sidos convidados e só. Quer saber?? Cansei, vou descansar, depois continuo... encheu o saco esse trem...

Anônimo disse...

Essa armação de Ronaldo ir pro PV já tava toda combinada antes. Não é a toa que Damon nunca faz crítica ao governo do grupão, ninguém vê ele fazendo oposição. Não foi a toa que fizeram muita besteira na campanha eleitoral, agora tá tudo claro. Esse Damon é de João e de Ronaldo. Se não ele teria chiado quando Ronaldo se filiou no PV, e ele não falou nada. É da turma.

Luiz do Mosaico disse...

Sobre o comentário acima, de nosso amigo Tonny:

Tonny, concordamos com o argumento de que o ex-deputado de repescagem Ronaldo Fraudalhães e o presidente da Câmara, o vereador Neidson, teriam mesmo que compor o palanque, uma vez que foram convidados e isso faz parte do protocolo. A matéria postada não discutiu isso.

Porém, ainda não está explicado porque Alexandre Banana e membros dos outros partidos da coligação que apoiou Damon em 2008 não foram convidados a subir. A desculpa dada pelo Jadirão não cola. Ainda que seja verdade, o palco deveria ter sido projetado para receber umas 4 pessoas mais, coisa simples. Apenas isso.

De resto, Damon não faz mesmo oposição ao grupão. Ou alguém saberia citar atitudes públicas dele neste sentido em 2009? Para ficar apenas em 2009. Talvez ensaie alguma oposição a partir de agora, ano eleitoral. Mas muita coisa ainda está por ser explicada. Falaremos delas.

Anônimo disse...

Bruno:

Caro Luiz, eu sinceramente não consigo entender - a partir de agora - de que lado da oposição você está. Você tem um lado, agora do mesmo jeito que faz críticas ao grupão (concordo plenamente com elas), vc começa a fazer críticas da oposição, ou seja, a oposição que você está é a vermelha e não mais a verde???

Anônimo disse...

Ei vc excluiu aí um PV historico ,o Betão que está ao lado do Deputado José Fernandes. Quem sabe ele pode ter outra versão da historia? É conversando que se entende né?

Anônimo disse...

Caro Tonny,de boas intenções e viuvas virgens o inferno tá cheio. Qual é a de vcs afinal? Educação com quem te come o figado no café da manhã? Ser cortêz com quem frauda o erário publico e chama vcs de turminha? DEIXA DE SER BOBO HORÁCIO!!!!!!. Nós estamos numa guerra,e se vcs não entendem isto ou não querem entender apeiem da carroça,de peso morto o jumento tá cansado. É quanto a este assunto te cansar,pense bem,o preço das palavras às vezes custa caro,muita gente deu a vida para fazer deste país uma democracía,o que me leva a crer que o seu cansaço pode ser moral,se assim for imagino eu,que levantar a palpebra para encarar qualquer interlocutor deve lhe custar um esforço dos infernos, SDS

Luiz do Mosaico disse...

RESPOSTA AO BRUNO

Bruno, o jornal Mosaico, do qual sou editor, sempre se definiu, explicitamente, como um órgão de 'opinião', não de oposição. Somos favoráveis à expressão plena da cidadania, uma situação ainda pouco praticada. É verdade que, em Itabira, dadas as condições políticas que temos, e o grupão da maracutaia no poder, 'oposição' e 'opinião' podem se confundir, mas não são a mesma coisa.

O mesmo ocorre com este blog. É um espaço de opinião. Nem o jornal Mosaico nem este blog são bancados financeiramente pela chamada "oposição" política, seja ela verde ou vermelha, para fazer oposição. Já tivemos ofertas financeiras generosas do 'grupão' para mudarmos a perspectiva jornalística que publicamos, e não cedemos.

Tanto o jornal quanto o blog têm compromisso primordial com os fatos e com o leitor, não com os interesses pessoais de qualquer político local.

Entendemos que Damon de Sena - e outros nomes que se intitulam de "oposição" - tem coisas a explicar. E vamos levantar questões pertinentes. E publicar. Respeitando a verdade, o direito ao contraditório e o direito do leitor à informação criteriosamente obtida.

Da mesma forma, pensamos que o Ministério Público local tem também coisas a explicar, o que é, na verdade, um sentimento generalizado da população itabirana. Qualquer pesquisa constataria isso.

Infinitamente mais coisas a explicar tem o grupão da maracutaia. Isso não significa que as demais tenham que ser deixadas de lado. Para nós, mais vale o direito popular à informação correta. Todo o resto é publicidade, como diria o jornalista e escritor George Orwell.

Anônimo disse...

Ô Luiz,não se esqueça tambem que teremos este ano eleições majoritárias e a imprensalona já fechou com o Serrote. te convido a mostrar aqui as mentiras da Folha de São Paulo ,Veja, Rede Globo enfim a grande midia trabalhando pra tentar emplacar o Vampiro da Mooca. O seu espaço pode ser bem usado nesta guerra midiática,a blogsfera tem um peso muito importante neste contexto.Vamos à luta companheiro ou poderemos colocar em risco um projeto de governo que suamos muito a camisa pra conquistar. E para isto conte comigo. Do amigo de sempre: Cacá

Anônimo disse...

E sendo dirigido politicamente pelo tal de Jadirão como é aí é que Damon faz bobagens mesmo.

Anônimo disse...

Damon constroí casa.
Jadirão reforma a sua.
Coincidência ou não.
FALA DAMON. DÊ UMA EXPLICAÇÃO A QUEM ACREDITOU EM VOCÊ.
ITABIRA PODE E MERECE MAIS. MAIS DO QUE VOCÊ E DO QUE jadirão.
BANANA NELES!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Infelizmente, o opsição em Itabira é inocente e cai nas armadilhas desses ratos. Quem conhece damon sabe a como ele está construindo sua casa - com trabalho e suor, como todos os trabalhadores honestos do Brasil. Concordo que ele é inocente, inexperiente, mas insiniuar que é desonesto é demais...

Anônimo disse...

Damon, larga desse tão de jadirão.
Isso é unanimidade aqui na cidade. Afaste-se dele, pelo menos politicamente.
Diga-me com quem andas e te direi quem és...