sexta-feira, 19 de março de 2010

Sobre equívocos e paixões políticas

Leitores do blog, vamos devagar com o andor que o santo é de barro. Entendemos que os ânimos políticos estão tendo sua temperatura aumentada. É natural, estamos em ano eleitoral e a rejeição ao governo Izael tem sido demonstrada claramente em comentários de leitores postados neste blog. Porém, é preciso tomar muito cuidado com as opiniões emitidas, para que não fujam à verdade dos fatos a partir de sentimento de rejeição ao governo municipal ou o contrário.

No post anterior, publicamos sobre a oportunidade que Itabira teve da instalação aqui de uma siderurgia, durante o primeiro mandato de João Izael, e que houve inação do governo. A empresa terminou por ser instalada na cidade de Jeceaba, e seu produto é aço tubular sem costura, que demanda baixo consumo de água no processo produtivo. Diferentemente de siderurgias convencionais, cujo consumo de água nos processos de produção é elevadíssimo. Daí, dificilmente uma siderurgia seria instalada em Itabira, onde a existência do precioso líquido não é assim tão abundante. Mas são questões técnicas que ainda discutiremos no blog, ouvindo quem entende.

A Vale anunciou que vai instalar em Itabira uma usina de pelotização de minério, que não é uma siderurgia, mas cria matéria prima siderúrgica a partir de um determinado tipo de minério de ferro, o que eleva o tempo de vida da empresa na cidade. Publicaremos também sobre isso, inclusive com opiniões técnicas. Portanto, vamos tomar mais cuidado com o conteúdo de comentários enviados. Não é bom que a paixão política se sobreponha à razão. Mas é bom que a razão conduza as apreciações críticas de situações políticas. Pode-se temperar inclusive com humor e ironia, mas não nos percamos dos fatos. A 'informação' desinformaria.

3 comentários:

Anônimo disse...

Luiz,cê tá certo, mas João Izael tem que falar sobre essa siderurgia que podia ter vindo pra Itabira e gerado milhares de empregose muita renda. A população tem direito de saber tudo sobre isso. Eles só fazem pro grupão deles, pros João, pros Ronaldo, pros Gui, pros Chiquinho, pros Peron, pros Batatas etc e pros laranjas. Ele teve um bilhão de reais no primeiro governo dele e não fez nada. Este ano ele vai ter 300 milhões. Será que nós vamos continuar deixando eles sumirem com o dinheiro público sem fazer nada?

Anônimo disse...

jaozael é um péssimo político, mas precisamos saber se tecnicamente é possível a instalação de siderurgica em Itabira

Anônimo disse...

Apopulação tem o direito de saber, toda hora vejo isso nesse blog. Vou colocar assim: A população de Itabira, juntamente com a OPOSIÇÃO tem o dever de se reunir, para averiguação de fatos ilícitos e denunciar nos meios cabíveis. Aproveitando a oportunidade, acartilha da Amarribo está inserida neste blog, então, é só fazer bem feito o dever de casa, pedir a cassação destes PUTOS e se orgulhar de ser itabirano, ou então, volto prá Monlevade.