quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ATENTADOS VIOLENTOS CONTRA CANDIDATO ITABIRANO E UMA PESQUISA AÍ

CLEVERSON BOIM, CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELO PSOL, CUJA CASA FOI METRALHADA E QUE TEVE SEU CARRO QUASE INCENDIADO, POR DEFENDER DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA SOCIAL
.
.

- Ontem, quarta-feira 29 de setembro, circularam em Itabira panfletos - inumeráveis - com resultado de pesquisa de intenção de votos para os cargos eletivos à Câmara federal e à Assembleia Legislativa - deputados federais e estaduais. Neles, além de nomes de candidatos 'locais' - aqueles radicados no município - constam nomes de alguns candidatos 'de fora'.
.
-A Legislação Eleitoral determina que pesquisas tenham sua metodologia registrada na Justiça Eleitoral, o que implica, entre outras coisas, detalhamento dos bairros ou regiões onde foram realizadas, o que é fundamental para se obter uma média ponderada a ser divulgada.
.
- A pesquisa foi relizada pela firma DataMG, de propriedade de Adilson Simeão, ex-chefe de Cerimonial da Câmara Municipal, nomeado pelo presidente Neidson Freitas. Citamos como ex-chefe, pois não sabemos informar se ainda exerce o cargo. Caso exerça, está inadimplente com o serviço público, já que não comparece à Câmara.
.
- A pesquisa foi feita na modalidade "espontânea", o eleitor é indagado apenas em quem votará. Nessa modalidade não são submetidos nomes de candidatos para apreciação popular, o que se constituiria em 'pesquisa estimulada'.
.
- Neidson Freitas, candidato a federal pelo PP, aparece com 42,1% dos votos válidos. Estimando-se um total de 70 mil votos válidos, teria então cerca de 29.400 votos.
.
- O nome do candidato 'local' a deputado federal Cleverson Boim, do PSOL, não aparece no resultado divulgado. Cleverson é bacharel em direito com algumas pós-graduações, detetive da Polícia Civil na cidade e militante dos Direitos Humanos. Reside na rua Itabirito, no bairro Campestre, e teve sua casa metralhada no ano passado. Na madrugada do último dia 7 de setembro tentaram incendiar seu carro - um Volks 65. Isso ainda ocorre no Brasil contra quem luta por Justiça Social e inclusão social.
.
- Cleverson Boim ajudou a distribuir a edição do jornal Mosaico em que este blogueiro sustentou a inocência do padre itabirano Márcio Soares, que foi acusado de prática de pedofilia pelo terrorista Cosme Ferreira, ligado ao 'Grupão da maracutaia' em Itabira. Além disso defendeu ainda a inocência do padre em seu sítio na internet.
.
- Se Cleverson Boim surgisse na pesquisa com apenas 0,1% teria 70 votos. Nem com esse índice surgiu na 'pesquisa'. Será que ele é realmente tão rejeitado assim? As urnas dirão.
.
- O último colocado na pesquisa - para qualquer dos dois cargos - no campo dos votos válidos aparece com 0,4% das intenções de voto. Não sabemos informar se o DataMG registrou na Justiça Eleitoral que divulgaria apenas dados a partir desse índice, ou se isso é legalmente possível.
.
- Para deputado estadual, a soma dos índices dos nomes citados atinge 98,9%. Há um campo onde consta voto no PT (0,4%), em Luiz (0,4%) e em Carlos (0,4%). Somando-se os 3 aos 98,9% chega-se ao índice de 100,1%, que é maior que o número total de votos válidos, que representa 100%. Caso não se some, fica um buraco de 1,1% de votos válidos. Confiram lá, e somem também os índices apresentados para deputado federal. Vejam lá.
.
- O nome do deputado estadual Mauri Torres (PSDB) aparece na 'pesquisa' no campo dos candidatos federais e dos estaduais. OOOPS, é dupla candidatura. Existe isso? Ou será que o DataMG o tem como candidato a federal aqui e a estadual em Portugal? E nem sabemos dizer se estão ocorrendo eleições também além mar.
.
- Na última semana, este blogueiro circulou por vários bairros de Itabira indagando às pessoas - umas 4.000 - se já tinham candidatos aos dois cargos. Se fosse uma pesquisa registrada na Justiça Eleitoral para divulgação, os resultados colidiriam frontalmente com os apresentados pelo DataMG.
.
- É só, por enquanto.
.
- Após 3 meses, voltamos a blogar. Desculpem-nos pela interrupção os leitores de boa índole que nos acompanhavam. Desculpem-nos também os incomodados por nossa volta, mas voltamos. Contaremos ainda os motivos da ausência. São estarrecedores, acreditem.
.
-PS - O HERÓI NACIONAL PROTÓGENES QUEIROZ, DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL QUE COMANDOU A 'OPERAÇÃO SATIAGRAHA', E O JORNALISTA E LUTADOR PELOS DIREITOS HUMANOS HEITOR REIS, QUE TOMOU CALOTE NO ANO PASSADO DO PRESIDENTE DA CÂMARA ITABIRANA NEIDSON FREITAS NO PROCESSO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO - ETAPA REGIONAL -, MANIFESTARAM A ESTE BLOGUEIRO INTEIRA SOLIDARIEDADE PARA COM O CANDIDATO DO PSOL, CLEVERSON BOIM.

Um comentário:

Edilson Lopes disse...

Meu caro Luiz, até acho que poderia aparecer um nome qualquer na pesquisa espontânea, sendo apontado para deputado estadual e também para federal, porque as pessoas as vezes confundem, porém, uma das coisas que gostaria de apontar na tal pesquisa é que o candidato Damon aparrece com 25% em primeiro lugar (no quadro menor) e também no oitavo lugar com 0,4% de intenções de voto....COMO???? Ele tem 25 ou 0,4%???? ô DataMG....explica?