segunda-feira, 25 de março de 2013

PCdoB COMEMORA 91 ANOS E EX-COMPANHEIRA DE PRESTES LANÇA LIVRO EM BH



O diretório mineiro do PCdoB - Partido Comunista do Brasil - promoveu na noite desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, um ato comemorativo dos 91 anos de criação do partido. No evento estava presente a pernambucana Maria Prestes, na lucidez de seus 83 anos, ex-companheira do lendário dirigente comunista Luiz Carlos Prestes, e autografou para os presentes a terceira edição de seu livro “Meu companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, no lançamento mineiro da obra.

Em seu discurso lembrou o internacionalismo socialista – de outros tempos, é claro –, quando se preconizava de outra forma a solidariedade entre os povos. Após o evento, e muitos dedos de prosa, entrevistada por este blogueiro falou rapidamente ‘daqueles’ tempos e de hoje. 


Além da dedicatória no livro, deixou-nos ainda de presente um catálogo da exposição promovida sobre a Coluna Prestes, na reinauguração, em julho de 2011, do Memorial Coluna Prestes, na cidade de Palmas, capital de Tocantins. O projeto leva a assinatura de Oscar Niemeyer e foi realizado pelo governador José Wilson Siqueira Campos, em 2001. Para quem não se lembra a coluna percorreu 25 mil quilômetros, sem sofrer nenhuma derrota.   


Pergunta - Dona Maria Prestes, a senhora levantou em seu discurso uma questão fundamental do socialismo, que diz respeito ao internacionalismo, à solidariedade entre os povos. Como a senhora vê isso no mundo de hoje? Parece que isso fez parte de uma outra época...

Maria Prestes – Hoje o movimento mundial tá muito dividido. Com a queda do muro de Berlim os partidos sofreram muitas divisões. Então, várias palavras que se usava naquela época, sobre a unidade dos partidos, a união internacional, a unidade entre os povos, a solidariedade são palavras que saíram de moda. Mas nós que continuamos a lutar por justiça social, pela democracia e pela libertação dos povos que estão ainda escravizados devemos falar, circular e colocar essas palavras de ordem , porque isso é muito importante. Infelizmente os meios de comunicação envenenam a cabeça das pessoas com outros slogans. Mas nós que estamos conscientes da nossa participação partidária não podemos esquecer o significado dessas palavras.



PS- Leia AQUI sobre os povos ciganos no Brasil, em publicação no portal Vermelho.

Nenhum comentário: