sábado, 1 de dezembro de 2018

'SEO' JOEL PARA PAPAI NOEL DA ALMG

Ofícios enviados ao presidente da Assembleia Legislativa
 mineira e ao primeiro-secretário


Este blogueiro protocolizou ofícios na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) endereçados ao presidente Adalclever Lopes (PMDB) e ao primeiro-secretário, deputado Rogério Correia (PT). Como a instituição produz todos os anos uma cantata de Natal com um coral de 300 membros e expõe uma árvore de Natal, e já teve noutros anos seu "bom velhinho", foi feita uma proposta,inclusive já sugerida e rejeitada no ano passado.

Sugeriu-se que a ALMG contrate o senhor Joel Pereira Gonçalves, o 'seo' Joel, como o Papai Noel da Assembleia neste ano. Ele é um símbolo vivo do significado da data natalícia, com seus 101 anos: é o morador de rua (agora ex) mais idoso do Brasil, filho de moradores de rua e nela vivendo a maior parte de sua vida. Dedicou-se em vasta medida a tirar crianças da prostituição nas ruas e pessoas de vícios, um símbolo de solidariedade, compaixão, ternura e generosidade, que é o verdadeiro significado do natal, não é mesmo? 

Teríamos um Papai Noel tropical, negro e solidário. Famílias e frequentadores da ALMG poderiam levar seus filhos e até doações para uma campanha solidária. Afinal, a crise e as necessidades estão aí. 'Seo' Joel completa 102 anos no próximo dia 8 de dezembro e ainda sai diariamente da pensão em que agora mora, faz suas caminhadas e aconselha pessoas. (Leia matéria de 2016 deste blog publicada sobre ele em http://luizdomosaico.blogspot.com/2016/11/um-morador-de-rua-chamado-seo-joel_54.html



'Seo' Joel, na porta da igreja São José
em Belo Horizonte, em 2016
No Brasil em que estamos vivendo, de muita ansiedade, violência e desconsideração, isso poderia repercutir positivamente no país, inclusive para a instituição legislativa mineira, com divulgação na mídia e nas redes sociais. Além disso, tomarão posse os novos deputados eleitos e o novo governo estadual, e isso pode trazer bons fluidos e inspiração para um estado que tem seus sérios problemas e dificuldades.

No ano passado a Assembleia produziu uma Audiência Pública que envolveu o tema dos moradores de rua, e neste ano um Fórum sobre os moradores de rua. 'Seo' Joel já foi levado à ALMG e é conhecido de vários deputados, que inclusive foram solicitados por este blogueiro a fazer gestão junto à presidência e à primeira secretaria para este projeto.

Em São José dos Campos (SP) um shopping center, pela segunda vez, apresenta um Papai Noel negro, e a foto viralizou nas redes sociais. Veja em  https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/11/20/interna- asil,720415/papai-noel-negro-faz-sucesso-em-shopping-de-sao-paulo-e-na-internet.shtml 




PS em 10/12/18 - 'Seo' Joel fez 102 anos no sábado, 8 de dezembro. Foi levado por mim para assistir missa na igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, no bairro Lagoinha. Lá, antes do ato, ficou conhecendo o bispo diocesano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que celebrou a missa. Terminada a celebração, Dom Walmor se deteve em nova conversa com 'seo' Joel e abençoou velas amarelas para ele. Veja reportagem da rádio Itatiaia sobre o encontro:


Saiu também no jornal da Globo Minas. Segue link da rede Globo com entrevista com 'seo' Joel. Leve a barra até 1:35 minutos:

Nenhum comentário: