quinta-feira, 24 de novembro de 2011

JUSTIÇA CONDENA PREFEITO ITABIRANO E EX-PREFEITO POR COMPRA DE VOTOS

O EX-PREFEITO RONALDO MAGALHÃES (ESQ) E O ATUAL, JOÃO IZAEL, QUANDO INICIARAM SUAS 'BRILHANTES CARREIRAS'

O ex-prefeito Ronaldo Magalhães, o atual João Izael e a ex-secretária de Ação Social de Magalhães foram condenados em primeira instância, em Itabira, pelo juiz Afrânio José Fonseca Nardy a pagar multas por atos de improbidade administrativa na campanha eleitoral de 2004, quando Izael foi eleito pela primeira vez.


A ação foi proposta pela 3ª Promotoria de Justiça, do Patrimônio Público de Itabira. Magalhães foi condenado a pagar multa de 15 vezes sua última remuneração; Izael, 20 vezes sua última remuneração; a ex-secretária, 10 vezes o valor da última remuneração.


A argumentação do Ministério Público na ação acusa os três de terem se valido de programas sociais da Prefeitura para angariar votos, como programas de distribuição de materiais de construção, doação de cestas básicas e de óculos.


Consultoria jurídica buscada pela blog informou que o juiz aplicou a pena mínima, que é a multa, mas que casos como este prevêem até a cassação do mandato e perda de direitos políticos. Outra informação obtida é que o processo estaria com a promotora Adriana Torres Beck, que possivelmente recorreria da sentença, pedindo a pena máxima.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bem que O TREM, o Mosaico e o Impacto dizem há muito tempo: esse governo João Izael/Ronaldo Magalhães não presta, é desonesto, é péssimo para Itabira. Agora foram condenados pela justiça por compra de votos. Isso precisa ser alardeado para toda Itabira.

Noé do Campim Cheiroso.

Anônimo disse...

Essa turma tem que pagar pelo que fez com Itabira. A sentença do juiz foi muito leve. Tinham que perder mandato e direitos políticos.

Anônimo disse...

Me desculpe, mas tenho dúvida se a promotora vai tomar essa iniciativa de pedir maior punição. Sabemos que o marido de uma das promotoras trabalha no governo do João Izael como cargo nomeado. Se eu não me engano é acessor do secretário do Desenvolvimento economico. No meu entender o juiz foi bonzinho com a turma. Bonzinho demais porque a sentença podia ser mais rigorosa, até cassar o mandato sim.

Anônimo disse...

Esse negócio do marido da promotora trabalhar de cargo de confiança no governo muncipal é um ENCÃNDALO e precisa ser denunciado. Todo mundo fala isso, mas é preciso dizer o nome dele, o sobrenome, qual cargo trabalha. Isso é uma escandalo. Zanon faça uma matéria mais completa sobre esse assunto. Você tem peito para fazer.

Anônimo disse...

Que injustiça com a dupla da maracutaia Ratonaldo&Ratanael. Nunca antes em tempo algum eles meteram a mão no dinheiro público. Seus assessores, secretários e fieis escudeiros estão na profissão de origem ganhando dignamente seus proventos. Nenhum deles ostenta carrões de luxo e nem possuem patrimônios incompatíveis com a renda declaros ao fisco antes de assumirem cargos na Prefeitura. Ratonaldo&Ratanael e seus colaboradores devem processar os incautos para que a justiça seja feita, e os assassinos da reputação alheia punidos exemplarmente. A justiça na cidade do bem viver tarda, mas cá pra nós: tem "fartado". Quanto essa história de que o marido de uma promotora exerce cargo de confiança na Prefeitura, não tem nada a ver. Até porque ainda não se sabe se é promotora de vendas, de eventos culturais, de encontro de casais e correlatos.

Anônimo disse...

Ô Luiz, Roberto Chaves nunca fica de fora né?