O REITOR DA UNIFEI E NOVO PRESIDENTE DO INDESI, RENATO AQUINO
Em fevereiro o reitor da Unifei, Renato Aquino, assumiu o cargo de presidente do Conselho Administrativo do Indesi - Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabira -, substituindo o ex-vereador Cácio Guerra. Fomos informados de que na primeira reunião do Conselho após a posse o reitor disse que promoveria uma auditoria nas contas da instituição.
Segundo as informações, manifestou lá: “Não sou contador, mas os números não me convenceram, só de olhar vi que não está certo. Vou contratar um profissional da área.” O Indesi recebe anualmente, só da prefeitura itabirana, nada menos que R$ 700 mil para sua manutenção e desenvolvimento de projetos.
O blog enviou ontem email para a secretária de Governo de João Izael, Elaine Campos, e para o ex-presidente Cácio Guerra, solicitando entrevista sobre a posse de Renato Aquino e sobre as contas da instituição. Elaine Campos era membro do Conselho Fiscal, tem que saber tudo sobre os gastos. Até o momento que redigimos este post a secretária não respondeu. Talvez, lembrando o ex-ministro da Justiça da ditadura, Armando falcão, não tenha nada a declarar.
Iniciamos o texto do email com um equívoco. Escrevemos lá: “Em sua posse como novo presidente do Indesi o reitor Renato Aquino...” (ver fac-símile), quando o correto seria “Em sua primeira reunião como presidente do Indesi...”. O ex-titular Cácio Guerra respondeu e alertou, com razão, que na posse o reitor não fez a manifestação descrita acima, sugerindo que procurássemos dois diretores que teriam ordenado as despesas. Mas é óbvio que tem informações, esquivou-se de conversar sobre elas, sabe-se lá por que.
Um deles seria o ex-secretário de Obras de Izael, Carlos Henrique Silveira, para o qual enviamos mensagens por celular, também sem resposta. Segundo informações do Indesi, a outra pessoa da direção seria Ana Cristina Alvarenga Lage, com a qual não conseguimos contato. Só um detalhe: a posse do novo presidente passou praticamente despercebida pela comunidade itabirana, ao contrário do alarde comum promovido sempre pela PMI e associados.
A ex-direção do Indesi fez viagens à Europa, possivelmente com dinheiro da instituição, alegando ‘visitas técnicas’. Não sabemos informar o resultado disso, ou se foram meros passeios turísticos com dinheiro público. Caso alguém tenha informações, solicitamos enviar ao blog para divulgação. Tentaremos contato com o novo presidente.
4 comentários:
Não poderia ter havido melhor escolha para o INDESI.
Veja como Itabira ganhou com a troca: sai Cássio Guerra (sem comentários) e entra o Reitor da Universidade Federal.
Tenho certeza que ele vai fazer um ótimo trabalho à frente do INDESI.
Tem que apurar tudo da gestão passada. Gastaram todo esse dinheiro, sem um resultado concreto para o desenvolvimento de Itabira.
Luiz,
É muito bom ver o blog de volta. É o que tem a maior credibilidade em Itabira, pq sabemos que vc não está sendo direcionado nem por A nem por B.
A sua reportagem sobre o INDESI pe perfeita. Muita gente tem que explicar o que gastou e pq não houve nenhum resultado palpável para Itabira.
Agora a instituição está sendo conduzida por uma pessoa que tem todo o preparo para isso e não por um politiqueiro fisiologista, que nada agregou para Itabira.
Aliás, fica a pergunta: Dessa turma toda que se coloca como provável candidato à prefeito, qual deles REALMENTE fez algo de relevante para a cidade??????
Quem realmente contribuiu positivamente para mudar o futuro da nossa cidade???????????????
Cácio Guerra fez foi turismo na Europa. o que que ele troxe de lá pro indesi? nada!!
Então, Luiz, a secretária também não te deu umas bolsadas?
Postar um comentário