terça-feira, 17 de abril de 2012

MAIS AMEAÇAS À AGUA ITABIRANA


BOX DE MATÉRIA PUBLICADA EM 2000 PELO JORNAL MOSAICO

Na edição de Novembro/Dezembro de 2000 o jornal Mosaico publicou matéria intitulada "Loteamento impõe riscos ao manancial da Pureza", sobre empreendimento imobiliário que estava sendo implantado em Itabira na região da Fazenda do Lago, ou Capão, próximo ao Parque de Exposições, chamando a atenção para possível contaminação das águas que abastecem cerca da metade do consumo do município.

Por ação do Ministério Público na época obrigou-se o empreendimento a uma série de investimentos ambientais. No ano passado, a atual promotora responsável por questões ambientais informou a este blogueiro que novo laudo ou algo equivalente seria solicitado. Não sabemos informar em que situação se encontra a questão.

Porém, recentemente o militante de movimentos sociais Nivaldo Ferreira publicou em grupos de redes sociais sobre o Residencial Villa da Serra, empreendimento da empresa MD Predial e que comporta aspectos ambientais semelhantes de impactação envolvendo a questão da água que abstece o município. Lembrando publicação de um órgão de mídia local, de julho de 2011, faz indagações que precisam ser respondidas e que transcrevemos trechos. Em suas palavras:

"O texto começa com a seguinte frase: "A MD Predial, empresa genuinamente itabirana, começou a receber inscrições para o novo empreendimento imobiliário próximo à Unifei, que deve começar a ser comercializado em meados de julho deste ano." - chama a atenção agora o fato de que, quase um ano após a publicação da matéria, a empresa ainda está com o processo em discussão no Codema, o que faz surgirem as seguintes dúvidas:


* A empresa já vendeu alguma unidade residencial desse condomínio antes mesmo de concluir o processo de licenciamento do mesmo? Se isso aconteceu, como ficarão os compradores no caso de algum atraso ou mesmo da não-aprovação do empreendimento?


* No site da empresa o nome desse condomínio aparece com a palavra "ESGOTADO" sobre uma pequena imagem onde este está anunciado. Isso significa que todas as unidades já foram vendidas?


* Existe risco de algum tipo de interesse levar à aprovação do empreendimento mesmo com todos os riscos para o abastecimento público de água relacionados à localização do empreendimento em questão? As equipes técnicas do SAAE e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já deram seus pareceres nesse processo?"

As questões levantadas necessitam respostas urgentes. E guardam grande afinidade com o empreendimento anterior.

Nenhum comentário: