terça-feira, 18 de junho de 2013

AS PASSEATAS E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES RÁPIDAS

Foto extraída das redes sociais

No período da ditadura, o bem e o mal estavam rigidamente colocados, pelo maniqueísmo dos que deram o golpe em 64. De um lado a repressão e de outro a necessidade e o desejo de respirar liberdade, e manifestá-la. Nas manifestações estudantis havia um foco claro, definido, a luta pelas liberdades democráticas, sintetizada na reivindicação do direito de livre expressão, manifestação e organização.

O Brasil vive hoje, com a movimentação nas ruas, um grito agora incontido mas que contém várias reivindicações, agora se tornando claras, todas. Mas é um movimento que visivelmente e fundamentalmente está a exigir respeito à população, de condução digna dos interesses públicos. Explodiu em Porto Alegre, com o mote em relação à questão do preço de passagens urbanas, da mobilidade urbana, mas lá a insatisfação já era muito mais que isso, exacerbadamente mais.

A população não suporta mais o desrespeito cotidiano, a 'vampiragem', que tem seus representantes fincados fortemente também nos partidos políticos, evidentemente, e é isso que está colocado. E exige, ao fim de tudo, ser ouvida e respeitada em sua vida diária, quer decidir sobre como e em que gastar o dinheiro público, definir e ver bem efetivadas políticas públicas, na Saúde, Educação, Segurança e tudo mais, ver o dinheiro público aplicado em seu benefício, e não no dos vampiros.

 Ainda que sem muita organização o movimento social está ressurgindo, com enorme dose de espontaneidade. Construído a partir do poder das redes sociais, e das 'saídas' de outras manifestações, específicas, além de experiências mundiais, não é possível buscar no contexto inicial grandes líderes que estejam a centralizar decisões e conduzir passeatas. Isso e mais está se construindo no processo, apesar de estarem querendo responsabilizar algumas pessoas, com ameaças de multas pesadíssimas e tudo mais, para intimidar. Não vai funcionar. Também portadores de bandeiras de partidos políticos nos protestos estão sendo vaiados.

As manifestações contra a rede Globo, em todo o país, deixam claro que ninguém suporta mais manipulações do direito à informação correta e de qualidade, e que a população exige justiça, com uma democratização dos sistemas de comunicação no país. A Globo foi levada inclusive a se explicar em cadeia nacional. E os mecanismos da internet, redes sociais, blogs, etc, estão aí para desmascarar os que gostam de esconder e enviesar fatos, e criar factóides.

As próprias polícias, com seus serviços de inteligência, não esperavam tanto, arrisco a dizer, e apesar de repressões havidas, estão divididas. Também seus componentes e famílias sofrem as consequências de atos e desvios administrativos. Estão ocorrendo fatos sociológicos novos no país, ainda não muito clarificados.

Porém, está claro nas manifestações que a população não suporta mais o desvio de dinheiro público pelo ralo da corrupção, independentemente da filiação partidária dos vampiros que a promovam. E não há espaço hoje para saídas meramente moralistas, ao estilo lacerdista (em referência a Carlos Lacerda), está ficando claro também para todos que a corrupção é uma questão eminentemente política. Onde há mais controle público do orçamento e democratização nas decisões ela se reduz. E onde não há impunidade para 'eles', os vampiros, ela se retrai ainda muito mais.










Nenhum comentário: