segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

SINDICALISTA ESTRANHA DISPARIDADE DE DADOS NA IMPRENSA OFICIAL MINEIRA

 

Na parte superior documento da SEPLAG. O primeiro nome não
aparece na relação do Portal da Transparência (embaixo, à esquerda).
 O último nome no documento da SEPLAG consta como DAI-20,
e no Portal aparece como DAI-9 (embaixo, à direita).
 Dos 91 cargos comissionados 76 estão em desacordo.



















Parece que está a pleno vapor a auditoria determinada pelo governador Fernando Pimentel nas contas do estado, que deverá entregar seus resultados em noventa dias a partir de sua instalação. Juntamente com servidores, uma empresa estaria auditando os contratos e convênios e uma fundação trabalhando sobre políticas públicas implementadas pelos governos anteriores e sobre a execução de programas.
A expectativa sobre o que poderá ser encontrado é grande, tanto do lado do PSDB e seus coligados, que detiveram o poder por 12 anos, quanto nas fileiras petistas e aliadas. Todos, independentemente da torcida que possam estar fazendo, e mais a população mineira terão de praticar um pouco de paciência. 
Os primeiros, é claro, afiançam que desvios não serão encontrados e que os resultados confirmarão sua total lisura administrativa. Já nas alas que conduziram Pimentel à função de governador a convicção vai no sentido inverso. É aguardar para ver.
Se os resultados obtidos seguirem os desacordos observados em levantamento feito pelo SINDIOF – Sindicato dos Servidores da Autarquia Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais – muita explicação será necessária. O levantamento do SINDIOF foi realizado antes da posse da atual administração, e comportou inclusive representação junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Um caso relatado ao blog luizdomosaico.blogspot.com pelo presidente do sindicato, Denílson Matos, diz respeito aos cargos comissionados da Imprensa Oficial. Informou que a atualização de dados do SISAP (Sistema Eletrônico de Administração de Pessoal do Estado de Minas Gerais) é feita pela Imprensa Oficial. Acrescentou que as classificações e os valores recebidos pelos servidores comissionados, dados passados pela SEPLAG (Secretaria de Planejamento e Gestão), mostram muitas e até grandes disparidades em relação às informações constantes no Portal da Transparência, também alimentado com dados passados pela SEPLAG.
Conforme Denílson, o sindicato solicitou ao Diretor Geral da autarquia relatório completo de servidores contratados da MGS (empresa pública vinculada à SEPLAG), ocupantes de cargos técnicos, administrativos e comissionados, e a resposta foi que o pedido deveria ser endereçado ao Portal da Transparência. Listagem de servidores efetivos, de recrutamento amplo e limitado já havia sido solicitada à Secretaria de Planejamento e Gestão e fornecida.
 Estranhando a negativa do Diretor Geral, o sindicalista esclareceu: “O Portal não oferece relatórios, só consultas individuais. Teríamos que ter o enorme trabalho de consultar todas as nomeações desde 2003. Após ofício do SINDIOF à ex-titular da SEPLAG, Renata Vilhena, e determinação dela, a listagem foi passada pela diretoria geral ao sindicato, sendo as disparidades confirmadas. Há também casos de ocupantes de cargos comissionados que não constam no Portal da Transparência. Para piorar, dos 91 cargos comissionados 76 mostram clara diferença entre o que consta no Portal e o que está no relatório que recebemos”.
Disse mais: “Inicialmente o que provocou a consulta foi porque o SINDIOF quer um raio X da Imprensa Oficial no que diz respeito a todos os cargos, inclusive para subsidiar concurso que será realizado e cuja comissão tem a maioria de comissionados terceirizados, da MGS e nomeados. Não confiamos na comissão para fazer o levantamento, deveria ter maioria de efetivos. Outro motivo é a grande diferença salarial dos terceirizados da MGS e comissionados que não são da carreira em relação aos efetivos comissionados e os demais. Estudo do sindicato mostra que a média salarial dos comissionados da MGS é de R$ 3.676,00, e a dos efetivos comissionados é de R$ 1.538,00.”
Em ofício recente ao Ministério Público de Minas Gerais, com cópia para a Assembléia Legislativa, o SINDIOF solicitou celeridade na apuração de processos judiciais, instaurados em 2011 e 2013. O processo de 2011, promovido a partir de representação feita pela AJOSP (Associação dos Jornalistas do Serviço Público), diz respeito à contratação de empresa de tecnologia da informação por alto valor e sem licitação, a Módulo Security, do Rio de Janeiro, quando há empresas mineiras capacitadas que poderiam participar de uma disputa, argumentou Denílson, lembrando que o sindicato reiterou também junto ao MPMG pedido de investigação feito em agosto de 2014 sobre a relação da autarquia com a empresa Conbrás Engenharia Ltda.
Para o presidente sindical, formado em Artes Visuais pela UEMG e com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, funcionário da Imprensa Oficial há 31 anos, os sindicatos, principalmente os ligados à área pública, devem participar de alguma forma do controle da gestão pública.


5 comentários:

Anônimo disse...

Acorda, Luiz! Você quer perder seus direitos humanos e de cidadão? Quer passar fome a ponto de comer humanos, igual fazem na comunista Coréia do Norte? Quer que governo confisque os seus bens? Quer perder a sua liberdade (em todos os sentidos)? Você quer ser escravo? Quer ver seus filhos e netos em igual situação? Não?... Então, não apoie comunistas/esquerdistas (PT, PSDB, PCdoB, PSTU, PSB, etc). Caso contrário, eles ficarão numa boa, e você e sua família (e o resto do Brasil) na miséria material e espiritual, pois comunismo/socialismo é maligno: ateu e sanguinário. Portanto, vamos expulsar a maldição comunista que está destruindo o nosso país.
Veja estes vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=cgODp78ebN4

http://youtu.be/Rlgbv-7VhHk

INTERVENÇÃO MILITAR É A ÚNICA SOLUÇÃO. FAÇA A SUA PARTE. Consulte sobre as manifestações e participe.
Visite o facebook "Intervenção Já - O Povo Pede SOS as FFAA" e "Reservistas do Exército Brasileiro".



Graziela Marchezini disse...

Senhor Luiz, enviei uma manssagem via Facebook diretamente no seu perfil, mas não deve tê-la visto. Eu sou a pessoa com maior destaque nessa postagem do seu blog e preciso ter acesso à esse documento que o tal sindicalista enviou ao senhor. Favor enviar uma cópia para meu e-mail para que eu possa tomar devidas providências.

Att.

Luiz do Mosaico disse...

Graziela, o documento que tenho é este que aí está. Pode baixá-lo e imprimir.

Graziela Marchezini disse...

Você não teve acesso ao documento completo? Só a essa parte? Acha que não pode ter sido alterado? Eu preciso do documento completo, algo de errado tem pois já pedi ao presidente do sindicato e ele não me envia. Acho que o buraco é mais embaixo. Por favor, se o senhor tem o documento completo, me envie.

Att.

Luiz do Mosaico disse...

Graziela, como disse, o documento que tenho é este. De qualquer forma, você pode obtê-lo integralmente junto à SEPLAG, com base na lei de acesso à informação. Você obtendo o documento integral, poderá verificar se foi alterado ou não. Em caso afirmativo, isso constituiria crime e você teria até direito a ressarcimento por danos morais,não é mesmo? Em qualquer caso, e obtendo novos dados ou informações pertinentes documentadas, caso queira, pode enviar-nos que, confirmadas, serão publicadas.