sexta-feira, 9 de abril de 2010

UMA PREFEITA SENSÍVEL E UM PREFEITO AÍ

KLÉBER GUERRA (À DIREITA) COM O MINISTRO LUIZ DULCI, SECRETÁRIO-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
KLÉBER GUERRA COM A PREFEITA DE BETIM, MARIA DO CARMO LARA
.
.
O reitor da Unifei, Renato Aquino, esteve ontem em Itabira, ocasião em que proferiu palestra tendo como tema 'Empreendedorismo'. Como não poderia deixar de ser, a extensão universitária da Unifei na cidade, e tudo que ela implica em termos de futuro econômico para a região, foi pauta da palestra. E o reitor promoveu um resgate histórico necessário.

Informou aos presentes sobre a fundamental importância de um itabirano na implantação da universidade, que se deu desde sua concepção juntamente com o próprio reitor. Seu nome: Kléber Carvalho Guerra. Na época, engenheiro da Vale, hoje ex-funcionário, mantinha estreito contato e amizade com o reitor, a partir da relação da Unifei com a empresa. A idéia se originou a partir de conversas que manteve com Renato Aquino e tomou vulto, sendo encampada pela mineradora e pelo governo Lula, e envolveu o governo Izael.

Kléber Guerra é filho de um antigo e afável barbeiro itabirano, Tuica, já falecido, que tinha seu salão na rua São José, onde residia, apreciador de vinhos e de uma boa prosa, e de uma professora primária, dona Conceição Carvalho, também já falecida, outra delicadeza personificada.

Na mídia itabirana, a participação de Kléber Guerra foi tornada pública pelo jornal Mosaico. O governo João Izael, agraciado com a vinda da universidade, não havia veiculado isso através de sua pesada mídia chapa branca, nutrida pelo fabuloso orçamento publicitário da prefeitura. Aliás, pegou carona em todo o processo e não se cansa de alardear que tudo foi obra sua. Mas a população local já conhece as falácias de Izael e do grupão da maracutaia que dirige o município. Izael só não explicou até hoje onde foram parar R$ 22 milhões destinados no orçamento municipal para a construção do campus da universidade.

No ano passado, em conversa com este blogueiro, Kléber Guerra disse da possibilidade da vinda para o Brasil de uma empresa fabricante de pneus da Bielorússia, Belshina Open Joint-Stock Company, um dos maiores fabricantes mundiais. Sugerimos a ele a cidade de Betim para instalação da fábrica.

A partir disso, através de contatos deste blogueiro, ele foi apresentado à prefeita betinense, a petista Maria do Carmo Lara, e ao secretário-geral da presidência da República, o ministro Luiz Dulci. E o projeto se desenvolveu. Recentemente, o presidente Lula se encontrou com o presidente bielorusso no Rio de Janeiro. Estavam presentes lá a prefeita de Betim e Kléber Guerra, hoje diretor executivo da empresa no Brasil.

Aí surge outra questão: a diferença de sensibilidades administrativas. A grande prefeita Maria do Carmo Lara encampou e fez crescer a idéia, assim como o governo Lula. No primeiro mandato de João Izael foi oferecida a chance de instalação em Itabira de uma usina de tubos de aço sem costura da Mannesmann, o maior fabricante mundial, através de seu então secretário de governo, Tião Batata, o famoso físico Tião Galileu. (leia aqui sobre o físico) Não houve qualquer resposta do governo. Seriam gerados 1500 empregos diretos. A empresa se instalou na cidade de Jeceaba. (clique aqui para ler a matéria)

Existem administradores públicos que têm compromisso com os interesses populares, e existem outros administradores públicos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Fico feliz em ver o Kleber novamente, atuante como sempre. Depois que ele saiu de Itabira, perdemos o contato. Ele deixou uma lacuna enorme e muita saudade na nossa Vale.

Anônimo disse...

Luiz, você mostra cada vez mais credibilidade para a população de Itabira. Você mostra a verdade dos fatos. Realmente a DesFato Online publicou a materia sobre os eventos da UNIFEI de quinta e sexta, mostrando até gente que não devia (que nunca somaram em nada no projeto e que só gostam de aparecer) e nenhuma menção ao Cleber Guerra. Acho que deve ter muito ciume nisso. E como dizem que ciume de homem é pior que ciume de mulher, tá explicado então. NA verdade acho que eles tem medo dele. Pensa bem se este cara fosse candidato a prefeito? Iria mudar toda estrutura de poder que tem aqui na cidade. Iria fazer aquilo que nenhum politico fez. Alias, só de ter idealizado, ter negociado e ter articulado a viabilização do projeto da UNIFEI, já é um realização que ninguem teve competencia e coragem para fazer. Como a criança é bonita, agora aparece gente para assumir a paternidade.

Anônimo disse...

Enquanto Itabira estiver debaixo das garra de Zé Sarna da DeFlato, de Ferando o Çilva, de Zegeraldo do Esxrotaço e, principalmente de Gui, Ronaldo Fraudalhães e Jão Aziel (dá azia) e outros idiotas, Itabira estrá perdida, fudida e malpaga. Eles nadando no dinheiro público e o resto se fudendo.

Fora Jão Aziel,
Fora Fraudalhães,
Fora Ferdando o Çilva.

Que Zé Sarna da Deflato volte a fazer pão de queijo, por o jornalismo dele cheira mau.

Anônimo disse...

[E mais um exemplo de como estes caras do grupáo tratam Itabira e os itabiranos serios. Cai fora Joáo Izael e grupao da maracutaia

José Magno Soares disse...

Que Kléber Guerra que nada! Todos sabemos do esforço do governo de João Izael desde o início para trazer a Unifei para Itabira. Até o reitor da universidade disse em seu discurso sobre o Sebastião Campos, que foi um dos responsáveis pela vinda da Unifei para a cidade. Isso é picuinha pura! Falta de reconhecimento. Este blog precisa rever seu conceitos urgentemente!

Anônimo disse...

João Izael e seu governo do grupão fazem de tudo para esconder a verade. Querem que todos pensem que eles são os maiorais. è claro que nunca reconheceram o nome de Kléber Guerra para roubarem a paternidade da Unifei. Já tem muita gente sabendo disso. Conheço Kléber e sua família, lembro muito de seus pais. É um itabirano que ama Itabira e não um forasteiro que veio para cá para se enriquecer.

Ronaldo Vasconcelos disse...

Há muito tempo moro em Itabira e nunca ouvi falar nesse tal de Kléber Guerra. Quem é este cara? É parente de Cácio Guerra?

Luiz do Mosaico disse...

Resposta ao comentarista acima:

Kléber Guerra não é parente de Cácio Guerra, até difere muito deste. É conhecido deste blogueiro há quase 50 anos, fomos colegas no Grupo Escolar Major Lage, alunos da professora primária por excelência Dorinha Ferreira, de saudosa memória.

Kléber trabalhou na Vale também em Itabira, foi gerente de telecomunicações da empresa, tem residência na vila da Conceição, possui as características de sua família, como a afabilidade e a simplicidade, naturalmente, sem afetação. É irmão de um personagem político da década de 60 em Itabira, Sebastião Guerra, popularmente conhecido pelos contemporâneos como Tião Carabina, hoje professor universitário em São Paulo. Kléber tem visão arrojada e é cidadão do mundo, tendo, inclusive, realizado inúmeras viagens profissionais por diversos países. E ainda realiza. Não se desliga de Itabira, sabe o que são raízes. E é uma pessoa de muito boa prosa.

Outras informações sobre ele podem ser solicitadas ao prefeito João Izael, a Tião Batata, na Vale e ao próprio reitor da Unifei, Renato Aquino. Todos o conhecem muito bem.

Anônimo disse...

Sou testemunha de que foi sim, o Engenheiro Kléber Guerra, que INICIOU os contatos com o Prof. Reanto Nunes, em Itajubá. E falo isto, como itajubense, e docente da UNIFEI. Portanto, é claro que DEPOIS, a prefeitura e secretários da administração da gestão 2006 de Itabira, se envolveu e o Sr. Padovese, pela VALE, levou a idéia à frente, com apoio do Ministro Haddad e do governo Lula. Mas se hoje a UNIFEI Itabira é uma realidade, deve sim e muito ao Engº KLÉBER GUERRA, que foi até perseguido por esta boa iniciativa. Verdade a quem de direito!