sábado, 16 de janeiro de 2010

Galileu itabirano

Tião Galileu, o famoso físico itabirano
.
.

Engana-se quem pensa que Itabira gera apenas poetas, artistas plásticos, músicos... A edição de dezembro do jornal Mosaico revelou um grande cientista local, que agora se torna conhecido nacionalmente, ou mais. Trata-se do ex-secretário de governo de João Izael, Sebastião Campos, o Tião Batata, que já se fez famoso na cidade como "Tião Galileu", em referência ao cientista italiano Galileu Galilei.

O Mosaico reproduziu uma representação feita, em novembro de 2008, junto ao Ministério Público na cidade por um funcionário demitido da empresa Transportes Cisne Ltda, responsável pelo transporte coletivo em Itabira. Ele reclamou que foi demitido da empresa, após as eleições municipais, como retaliação política solicitada pelo governo João Izael, por ter ido perto do sítio do ex-secretário, juntamente com um jornalista, verificar se materiais de construção que lá estavam chegando seriam provenientes da prefeitura itabirana, conforme informações que o jornalista teria recebido. E anexou à representação gravação de conversa que manteve com Tião Batata e o presidente local do PTN, Raimundo Afonso de Araújo Lima, no gabinete do secretário, na prefeitura. (Para ler o jornal em PDF clique nos links das 'Edições do jornal Mosaico', à direita)

Na conversa, de acordo com a representação e a gravação, Tião Batata disparou, ameaçador: " E se você tivesse ganhado um tiro numa hora daquela? E diz que poderia alegar que "estava atirando para cima e que o tiro acertou em você". Assim, Tião Galileu descobriu uma nova lei física, já que um projétil atirado para cima desenvolve um percurso horizontal e sai perseguindo alguém.

Este blogueiro foi informado de que Tião Galileu seria o nome a ser indicado pelo governo Izael para compor a administração da extensão da Unifei em Itabira, uma universidade eminentemente tecnológica. Comunicamos aqui nossa incompreensão, os alunos sairiam perdendo. Tião Galileu deveria ser nomeado professor vitalício de Física da Unifei, um gênio a garantir projeção mundial à universidade e à cidade. É batata.

Um comentário:

Anônimo disse...

pela gravidade do fato, isso ainda deve desdobrar em muita coisa.