quinta-feira, 27 de maio de 2010

A VISITA DA PADROEIRA E ALGUMAS LEMBRANÇAS

A CHEGADA DA IMAGEM, ONTEM
.
.


AO FUNDO, O PREFEITO JOÃO IZAEL
.
.

CARTA DO BISPO DIOCESANO (PARA AMPLIAR, CLIQUE EM TODAS AS IMAGENS)
.


A vinda da imagem itinerante da Senhora de Aparecida a Itabira teve ingredientes novos. O primeiro deles, a acusação de pedofilia contra o padre Márcio Soares, dois dias antes. Bastante providencial. E não por uma questão religiosa, mas por uma questão política. (CLIQUE AQUI PARA LER)
.

Outro ingrediente é que o prefeito João Izael não foi o principal personagem, depois da santa. Ontem Izael estava até muito recolhido, ou encolhido. Sua última aparição triunfante ao lado da Padroeira foi no ano de 2007.
.

Na edição de abril de 2008 o jornal Mosaico publicou a matéria "A PADROEIRA, O PREFEITO E ALGUMAS PERGUNTAS". Transcrevemos a introdução:
.

"A FÉ RELIGIOSA POPULAR É ALGO SAGRADO, DEVE SER RESPEITADA. É MUITO COMUM NO BRASIL POLÍTICOS SE UTILIZAREM DESSA FÉ PARA CONSEGUIR SEUS OBJETIVOS. JÁ FOI ATÉ MAIS. TAMBÉM NO MUNDO. QUANTAS GUERRAS ECONÔMICAS, GOLPES DE ESTADO E GENOCÍDIOS NÃO SE DERAM SOB A JUSTIFICATIVA DE SEREM 'EM NOME DE DEUS'? DURANTE O GOVERNO IZAEL A IMAGEM ITINERANTE DA PADROEIRA DO BRASIL ESTEVE EM ITABIRA. O PREFEITO, INCLUSIVE, ACOMPANHOU SEU ITINERÁRIO VESTINDO UMA TÚNICA. NÃO QUEREMOS AQUI DISCUTIR SUA FÉ OU ARDOR RELIGIOSO, MAS UMA QUESTÃO DE COERÊNCIA."
.

Foram enumerados, a seguir, várias mazelas municipais e indagado: "É coerente com a fé religiosa que demonstra publicamente na Padroeira um prefeito que permite, com o Orçamento enorme que tem à sua disposição, que essas coisas ocorram? É coerente com a verdade, com o respeito ao próximo e com os sentimentos de justiça e piedade?"
.

A divulgação "jornalística" envolvendo o padre, já condenatória, implica questões políticas. Durante o processo eleitoral de 2000, quando Ronaldo Magalhães foi eleito prefeito, o "jornal" Espinhaço publicou, com alarde, que o então prefeito Jackson Tavares (PT) teria dito: "Eu quero que dom Mário (ex-bispo diocesano) morra". A má fama do "jornal" se estende por toda a cidade.
.

Logo em seguida, o jornal Mosaico fez cair por terra a mentira. Qual político, numa disputa eleitoral, afirmaria algo assim a respeito de um bispo que exercia vasta influência na comunidade, principalmente na periferia? Tentou-se manipular através da fé popular, na figura de um religioso, os sentimentos das pessoas, para favorecer um grupo político. Jackson Tavares perdeu a eleição por outros motivos.
.

Na mesma edição publicamos uma fala notória, anterior à eleição, do ex-vereador Cácio Guerra (DEM), que disputava a reeleição e apoiava Ronaldo Magalhães e João Izael: "Dom Mário só se preocupa com os pobres". Cácio Guerra perdeu aquela eleição.
.

Hoje o bispo diocesano dom Odilon Guimarães Moreira divulgou carta através da imprensa sobre a questão que envolveu o padre Márcio Soares. E diz nela: "Acredito que a Igreja não vai precisar aplicar suas penalidades, porque a verdade transparecerá". (CLIQUE NA IMAGEM, NO ALTO)
.

O festival de baixarias e vilanias do próximo período eleitoral já se iniciou. Que a população fique atenta. Atenta também ao uso político da fé popular, de qualquer religião. Em Itabira as diversas correntes do cristianismo sempre conviveram em paz.
.

Em conversa ontem entre este blogueiro e dom Odilon, isso foi lembrado. O blogueiro lembrou inclusive a encíclica "Africae Terrarum", do papa Paulo VI, em que ele trata das religiões de matriz africana e do necessário respeito que também a elas é devido. Como a qualquer outra.

7 comentários:

Anônimo disse...

Por favor noticias do funcapi....ninguem fala nada ,nenhum jornal ninguem...e as noticias do forum vc é minha ultim aesperança

Luiz do Mosaico disse...

RESPOSTA AO COMENTARISTA ACIMA:

TEVE AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO NA JUSTIÇA, NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA. POSTAREMOS MATÉRIA SOBRE ISSO.

Anônimo disse...

Como já havia noticiado e previsto depois do "encontro" (convocação) do prefeito e a mídia (chapa branca), este realmente está em todas as manchetes jornalísticas e em sites da cidade, além, é claro, das "notícias" da TV "Sem Noção" e os programas das rádios...

Minha preocupação é:

1- Infelizmente, fazemos parte de uma população que, na maioria, é analfabeta funcional;

2- A população (alfabetizada) não lê;

3- O acesso às informações, principalmente pela NET, é ínfimo (aqui em Itabira agravado pelo bloqueio nazista, como diz, pelo poder municipal no âmbito de suas dependências);

4- A população, (triste realidade), busca a TV e as rádios para se informar...

Então... Desanimar???? Jamais.

Tenho uma proposta:

Através dos internautas dessa cidade, divulguemos os sites (blogs) do 'bem', que lutam para colocar essa corja para fora da prefeitura (imagina, Neidson querendo se candidatar a deputado???), bem como as notícias realmente importantes....

OBS: Muitos dos meus amigos internautas ainda não conhecem (conheciam, rsrs) seu blog nem o do Fernando...

OBS 2: O blog mais famoso em Itabira atualmente, não tem dois meses de vida...

Mas não desanimemos, né?

Anônimo disse...

Luiz,, meu chapa,, Por favor,, arruma ai umas denuncias novas pois as das ultimas 3 semans vc se limita a repetir tudo que vc ja denunciou nos ultimos 10 anos. Procura ai,, busca,,, tem coisa nova,,, mas vc se limita a repetir. Saudações Cruzeirenses...

Anônimo disse...

Em audiência dia 24/05/2010 sobre a devolução do funcapí o juiz deu prazo de 30 dias a PMI para apresentar proposta de pagamento para ser juntada no proçesso.
Após apresentação desta proposta o sindicato terá mais trinta dias para levá-lo ao conHecimento dos servidores. Caso a proposta da PMI não seja aceita, o processo será sentenciado pelo Juiz, em última audiência a ser realizada no dia 02/08/2010, 15H00.

ZÉ DA PENHA

Anônimo disse...

Será que depois disso tudo... a igreja vai querer apoiar o movimento apartidário?

Anônimo disse...

Estive pensando... Coisa que talvez não seja uma prática comum a algumas pessoas como esse 'Anônimo' que deu essa opinião aí:

["Anônimo disse...
Luiz,, meu chapa,, Por favor,, arruma ai umas denuncias novas pois as das ultimas 3 semans vc se limita a repetir tudo que vc ja denunciou nos ultimos 10 anos. Procura ai,, busca,,, tem coisa nova,,, mas vc se limita a repetir. Saudações Cruzeirenses...
28 de maio de 2010 09:50"]

Fazer o quê? Te peço que atenda ao pedido de Cristo ao Pai do Céu no momento de sua morte (“Pai, perdoai-lhes, não sabem o que estão fazendo (no caso aqui, ‘escrevendo’)). Não percebeu que o problema não está com você e, sim, com a prática costumeira do grupão e a falta de reação de nós, itabiranos, etc, etc, etc...

Mas, voltando ao que estive pensando...

1- É loucura da minha parte ou realmente, a menos de um mês, houve uma greve dos servidores municipais itabiranos?

2- Será que esta greve aconteceu, [como muitos dos analfabetos funcionais, não pensantes, alienados itabiranos e/ou puxa-sacos e corruptos, vendáveis que fazem parte do séquito do prefeito (vide comentarista acima) apregoam], por motivos particulares e políticos “ou” foi devido a insatisfação, indignação e protesto dos funcionários diante da atitude prepotente, autoritária e arrogante do excelentíssimo prefeito (o burro aparecido que parece ser imune a tiros no pé) frente as reivindicações da categoria?

3- Sou maluca ou é pertinente afirmar que, por incrível que pareça (vide informações que toda mídia itabirana, -chapa branca ou não- divulgou) o prefeito não apareceu, intermediou ou conversou com os funcionários grevistas e o sindicato (ficou oculto e se deixou representar pelos incompetentes que o assessoram) durante o movimento que prejudicou o funcionamento do serviço público municipal por mais de “28 dias”?

(OBS: só em relatar isso por escrito, fico chocada com a administração pública municipal bem como com o povo itabirano.)

4- E, finalmente, o que está acontecendo com João Izael e sua administração que parece ter ‘surtado’ e não está trabalhando (graças a Deus)... Reparou que não estão firmando as ‘bundas’ nas confortáveis cadeiras do gabinete? Andam por aí divulgando os feitos dos seus, até mês passado, ignorados, desprezados e insatisfeitos funcionários públicos municipais [rsrs estão colocando as carinhas ‘sem vergonha’ na mídia, para todo mundo ver (antes causava indignação... agora risos... fico imaginado que nenhum ortopedista poderá recuperar seus pés e nem a auto-estima)].

Finalizando pensamento:
Gente, quando me inteirei que o CAPS estava com problemas, não imaginei que fosse de uma magnitude tão grande... Não sabia que problemas psiquiátricos fossem contagiosos... Será que já tem vacina? Estou mais preocupada com psicose coletiva do que com DENGUE ou H1N1...

Sério???... O prefeito está mesmo “””aparecendo””” todos os dias na mídia divulgando as parcas ações e êxitos, duramente e, com certeza, alcançadas por mérito próprio dos funcionários municipais?
Pois, infelizmente, mas também, com certeza, essas parcas ações e êxitos que estão sendo divulgadas teem respaldo e justificativa: as coordenações insanas dos cargos nomeados à chefia (Incompetentes. E maracutaicos, muitos)