segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MANIFESTAÇÃO CONTRA A CORRUPÇÃO: MOTIVOS NÃO FALTAM


 O CORRUPTO PREFEITO JOÃO IZAEL FAZENDO A 'ORAÇÃO DA CHUVA', POR CAUSA DO "DECRETO NOSTRADAMUS" QUE HAVIA ASSINADO NA MAIOR MARACUTAIA PARA EMPRESA DE AMIGOS. IZAEL ORANDO COM SANTA FÉ E PEDINDO CHUVA A SÃO LUCAS, DE QUEM DIZEM É TAMBÉM MUITO DEVOTO. 
               
É verdade que manifestações de rua não são tradição em Itabira. As pessoas, mesmo insatisfeitas, se intimidam e reclamam em casa, com os amigos ou em mesas de bares, em som baixo. Mas algo tem mudado, com manifestações de grevistas nas ruas, de cidadãos pobres sem moradia - os sem teto - e de estudantes. O velho patriarcalismo já não é mais o mesmo, ainda que ações coletivas mais generalizadas não estejam ocupando as ruas.

O protesto contra a corrupção e pela transparência ocorrido no sábado nas proximidades da rodoviária reuniu pouco mais de 10 pessoas, mas se fez visível numa região movimentada da cidade, através de cartazes e uso de apitos. E rendeu na imprensa.

Das várias instituições que garantiram participação com antecedência, inclusive com publicação na mída e em rede social, apenas o Sindicato dos Servidores Públicos, a Orgapol e a Ajosp (Associação dos Jornalistas do Serviço Público) se fizeram representar, as duas últimas através deste blogueiro e a primeira por seu presidente José da Penha.

O representante do Sindetipol (Sindicato dos Detetives de Polícia de Minas Gerais), Cléverson Boim, que estava em Brasília, não compareceu devido a atraso em seu vôo. Inúmeras pessoas que também haviam confirmado presença, inclusive em redes sociais, também se intimidaram. De qualquer forma houve a manifestação, e motivos para ela não faltam. Inclusive em Itabira.

A foto-montagem acima foi publicada na edição de agosto de 2006 do jornal Mosaico, quando foi denunciada na mídia a contratação pela prefeitura itabirana, sem licitação, da empresa  de amigos do prefeito, a Santa Fé, Serviços, Transportes e Comércio Ltda, através do 'Decreto Nostradamus', pelo irrisório valor de R$ 2.890.836,00.

A contratação se deu em agosto de 2005, e após ter sido realizada, o prefeito emitiu decreto colocando Itabira em estado de calamidade devido às futuras chuvas de verão, para justificar a maracutaia. Outras contratações se seguiram a essa, totalizando R$ 11 milhões, o que gerou Ação Civil Pública contra João Izael.
   


CONTRATAÇÃO DA EMPRESA SANTA FÉ SERVIÇOS, TRANSPORTES E COMÉRCIO EM 22/8/05, SEM LICITAÇAO. PURA MARACUTAIA



DECRETO DE EMERGÊNCIA, BAIXADO DOIS DIAS DEPOIS DA MARACUTAIA PELO PREFEITO "JOÃO NOSTRADAMUS", COLOCANDO ITABIRA EM FUTURO ESTADO DE CALAMIDADE, PARA JUSTIFICAR A CONTRATAÇÃO MARACUTAIA DA SANTA FÉ. A FICHA DE QUE HAVIA COMETIDO MARACUTAIA PESADA SÓ CAIU DOIS DIAS DEPOIS DA CONTRATAÇÃO, E AÍ ELE TENTOU CONSERTAR COM O 'DECRETO NOSTRADAMUS'. NÃO CONSERTOU NADA E A MARACUTAIA FOI MANTIDA.








FOTOS DA MANIFESTAÇÃO DE SÁBADO 10/12, PELA TRANSPARÊNCIA E CONTRA A CORRUPÇÃO (fotos extraídas do Facebook - Opinião de Itabirano - José Geraldo Silva)

2 comentários:

Anônimo disse...

Luiz, não deu mesmo para comparecer, pois cheguei a BH vindo de Brasilia as 09h00, pois meu voo travou e passei a noite e madrugada no aeroporto de Brasilia, por causa das chuvas. Fiquei uns 10 dias fora por conta do PSOL nacional e por conta do sindicato SINDETIPOL-MG nas ponte aéreas de São Paulo e Brasília. OK? Mas foi oportuna sua iniciativa de colocar a matéria no blog. Indepndente de poucas pessoas terem ido, elas estão de parabéns. Vamos fazer crescer em Itabira esse movimento, tem muitos motivos para isso

Cléverson Lobo Boim

Anônimo disse...

VEJA A MATERIA QUE COLOQUEI NO MEU BLOG cleversonboim.blogspot.com SOBRE O ENCONTRO NA FEIPOL-DF E NÃO DEIXE DE ASSISTIR O VÍDEO http://youtu.be/CpgJEN1NgaQ

Clévrson Lobo Buim