O CORRUPTO PREFEITO JOÃO IZAEL FAZENDO A 'ORAÇÃO DA CHUVA', POR CAUSA DO "DECRETO NOSTRADAMUS" QUE HAVIA ASSINADO NA MAIOR MARACUTAIA PARA EMPRESA DE AMIGOS. IZAEL ORANDO COM SANTA FÉ E PEDINDO CHUVA A SÃO LUCAS, DE QUEM DIZEM É TAMBÉM MUITO DEVOTO.
É verdade que manifestações de rua não são tradição em Itabira. As pessoas, mesmo insatisfeitas, se intimidam e reclamam em casa, com os amigos ou em mesas de bares, em som baixo. Mas algo tem mudado, com manifestações de grevistas nas ruas, de cidadãos pobres sem moradia - os sem teto - e de estudantes. O velho patriarcalismo já não é mais o mesmo, ainda que ações coletivas mais generalizadas não estejam ocupando as ruas.
O protesto contra a corrupção e pela transparência ocorrido no sábado nas proximidades da rodoviária reuniu pouco mais de 10 pessoas, mas se fez visível numa região movimentada da cidade, através de cartazes e uso de apitos. E rendeu na imprensa.
Das várias instituições que garantiram participação com antecedência, inclusive com publicação na mída e em rede social, apenas o Sindicato dos Servidores Públicos, a Orgapol e a Ajosp (Associação dos Jornalistas do Serviço Público) se fizeram representar, as duas últimas através deste blogueiro e a primeira por seu presidente José da Penha.
O representante do Sindetipol (Sindicato dos Detetives de Polícia de Minas Gerais), Cléverson Boim, que estava em Brasília, não compareceu devido a atraso em seu vôo. Inúmeras pessoas que também haviam confirmado presença, inclusive em redes sociais, também se intimidaram. De qualquer forma houve a manifestação, e motivos para ela não faltam. Inclusive em Itabira.
A foto-montagem acima foi publicada na edição de agosto de 2006 do jornal Mosaico, quando foi denunciada na mídia a contratação pela prefeitura itabirana, sem licitação, da empresa de amigos do prefeito, a Santa Fé, Serviços, Transportes e Comércio Ltda, através do 'Decreto Nostradamus', pelo irrisório valor de R$ 2.890.836,00.
A contratação se deu em agosto de 2005, e após ter sido realizada, o prefeito emitiu decreto colocando Itabira em estado de calamidade devido às futuras chuvas de verão, para justificar a maracutaia. Outras contratações se seguiram a essa, totalizando R$ 11 milhões, o que gerou Ação Civil Pública contra João Izael.
CONTRATAÇÃO DA EMPRESA SANTA FÉ SERVIÇOS, TRANSPORTES E COMÉRCIO EM 22/8/05, SEM LICITAÇAO. PURA MARACUTAIA
FOTOS DA MANIFESTAÇÃO DE SÁBADO 10/12, PELA TRANSPARÊNCIA E CONTRA A CORRUPÇÃO (fotos extraídas do Facebook - Opinião de Itabirano - José Geraldo Silva)
2 comentários:
Luiz, não deu mesmo para comparecer, pois cheguei a BH vindo de Brasilia as 09h00, pois meu voo travou e passei a noite e madrugada no aeroporto de Brasilia, por causa das chuvas. Fiquei uns 10 dias fora por conta do PSOL nacional e por conta do sindicato SINDETIPOL-MG nas ponte aéreas de São Paulo e Brasília. OK? Mas foi oportuna sua iniciativa de colocar a matéria no blog. Indepndente de poucas pessoas terem ido, elas estão de parabéns. Vamos fazer crescer em Itabira esse movimento, tem muitos motivos para isso
Cléverson Lobo Boim
VEJA A MATERIA QUE COLOQUEI NO MEU BLOG cleversonboim.blogspot.com SOBRE O ENCONTRO NA FEIPOL-DF E NÃO DEIXE DE ASSISTIR O VÍDEO http://youtu.be/CpgJEN1NgaQ
Clévrson Lobo Buim
Postar um comentário