quarta-feira, 22 de maio de 2013

GOVERNO DILMA PROMOVE SEMANA CIGANA EM BRASÍLIA. EM MINAS, NADA!!!



No dia 25 de janeiro este blogueiro protocolou, em nome da AGK, Associação Guiemos Kalón, entidade representativa de povos ciganos em Minas, um projeto para realização de uma semana de resgate da história e cultura ciganas no estado, o maior 'estado cigano' no país. Na próxima sexta-feira, dia 24, comemora-se o Dia Nacional do Cigano, instituído pelo ex-presidente Lula em 2006. (LEIA AQUI O PROJETO 'MINAS CIGANA').

A intenção era promover nesta semana, da segunda-feira dia 20 até a sexta-feira dia 24, uma exposição no espaço cultural Gustavo Capanema, que é amplo e possibilitaria uma vasta mostra. Inclusive recebendo uma tenda cigana típica, para visitação, exposição da produção cultural de cidadãos de raízes ciganas, literatura, artesanato, instrumentos musicais, mesas de tarô, alguns produtos culinários e outros ingredientes culturais, além de apresentações musicais e danças ciganas no espaço do teatro.

O projeto foi rejeitado pela Assembléia Legislativa, instituição cujo plenário de reuniões leva o nome do ex-prefeito de  BH, ex-governador mineiro e ex-presidente JK, da mais pura raiz cigana, como outros nomes fulgurantes na história, cultura e outros setores da vida brasileira.




Como ainda há uma carga de preconceitos e discriminação muito fortes em relação aos povos ciganos, como em relação a outros segmentos sociais, tal evento possibilitaria um conhecimento maior e um incentivo à busca deste conhecimento por parte da população e instituições, inclusive de ensino, com repercussão ampla na mídia, pelo menos na blogosfera. Entrevista sobre tal resgate foi feita com o governador Anastasia por este blogueiro, e algumas conversas se deram com a secretária de estado da Educação, Ana Lúcia Gazola, inclusive recentemente, no Congresso Mineiro de Municípios. LEIA AQUI

Como a Assembléia Legislativa é o espaço estadual mais frequentado diariamente por prefeitos, vices, secretários municipais ou de instituições regionais, vereadores, assessores municipais, gestores públicos de todo o estado, torna-se um espaço ideal e a exposição propiciaria também a eles este melhor conhecimento da 'vida cigana', suas necessidades, criações, e propostas que poderiam em muito ajudar na formulação e implantação de políticas públicas locais e regionais para mais este segmento da vida nacional.

Após contatos preliminares nossos com alguns vereadores belorizontinos, aos quais inclusive foi apresentado o projeto protocolado na Assembléia Legislativa, e outras instituições ligadas às questões dos ciganos, a Câmara Municipal de BH promoveu Audiência Pública sobre questões pertinentes a ciganos residentes em acampamento na capital, gerando desdobramentos favoráveis a eles. LEIA AQUI



Em Brasília o governo federal, através da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), está promovendo a 1ª Semana Nacional dos Povos Ciganos. LEIA AQUI   e AQUI  E no maior 'estado cigano' brasileiro, nada! Oh, Minas Gerais... Como pode um peixe vivo viver fora d'água fria?




Este blogueiro faz assessoria para a AGK, por solidariedade à causa. Porém, este post é de responsabilidade particular do blogueiro sobre os fatos narrados, relativos ao projeto apresentado à Assembléia mineira. Outros posts se seguirão.







Um comentário:

Anônimo disse...

Até que enfim alguém se liga nos "neros" gitanos. Gostaria de saber do blogueiro, se vc sabe de algum lugar onde possa ser "desenvolvido" a cultura cigana. grato. Vc está de parabéns.