sexta-feira, 17 de maio de 2013

LUTA ANTIMANICOMIAL EM BH TAMBÉM PEDE PASSAGEM




Cerca de 3 mil pessoas participaram ontem da manifestação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é celebrado no dia 18 de maio. Neste ano a Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tam Tam saiu com seis alas, dançando ao som do samba enredo 'Psiu, psiu, estou ouvindo vozes'. O tema da manifestação deste ano foi 'Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir'.

A passeata saiu da Praça da Liberdade e seguiu pelas avenidas João Pinheiro, Álvares Cabral, Afonso Pena, rua Espírito Santo, Tupinambás, avenida dos Andradas e terminou na Praça da Estação. O Movimento Antimanicomial batalha pela não segregação do chamado 'louco' pela incompreensão popular e sua inclusão social com responsabilização e participação da sociedade nesse processo de acolhimento, respeito e convivência. Isso inclusive possibilitando a superação de distúrbios por vasto número de 'loucos', com desenvolvimento de todo seu potencial de trabalho e criativo, como qualquer outra pessoa. Além disso, convoca a uma reflexão sobre as formas de tratamento praticadas pelos serviços públicos.

Nessa perspectiva o movimento busca esclarecer que o sofrimento mental é uma vivência que não impossibilita que portadores desfrutem do convívio social, até de forma produtiva, desde que recebam tratamento adequado para as situações específicas.

Praça da Liberdade
A luta completa neste ano 25 anos de existência, iniciada em Bauru, São Paulo, em 1987, a partir de um encontro dos trabalhadores da Saúde Mental. A manifestação carnavalesca em BH está em sua 16ª edição e é formada por usuários, familiares e profissionais de serviços substitutivos de Saúde Mental no estado, reunindo pessoas da Grande BH e cidades do interior.

A manifestação é organizada pelo Fórum Mineiro da Saúde Mental, composto por trabalhadores usuários e familiares da rede de saúde mental do estado, pela Associação dos usuários dos Serviços de saúde Mental de MG (ASUSSAM) e representantes de conselhos de classes, além de representantes de movimentos sociais, culturais e outras organizações da sociedade civil. A presença de crianças e adolescentes também foi intensa. É a educação para novos tempos, não há como não ser solidário.

Praça da Liberdade
Mais informações AQUI, no blog da Luta Antimanicomial de BH. Abaixo, os temas das seis alas da Escola de Samba Liberdade ainda que Tam Tam e mais fotos.



                                         
Praça da Liberdade



Praça da Liberdade






Av João Pinheiro


Milton Bicalho, diretor do Cons. Reg. de Psicologia (esq), e o poeta e ex-candidato a prefeito em BH Tadeu Martins


Praça da Estação





Nenhum comentário: