segunda-feira, 10 de maio de 2010

GRUPÃO ESCOLHE "OS CANDIDATOS DA CIDADE"

Nesta terça-feira 11/5, a Acita realizará nova reunião das já famosas 'entidades' itabiranas tendo como pauta as eleições para a Câmara Federal e para a Assembléia Legislativa. O evento ocorrerá às 19:30, na Associação de Proteção à Infância Nosso Lar, na rua Madre Maria de Jesus, 139, no bairro Amazonas. Compareçam lá. O movimento é realizado de 4 em 4 anos, desde 1998, como a copa do mundo, sempre se diz 'apartidário' e defensor da eleição de candidatos locais. OK, vamos ver isso.
.
Em 1998, foi escolhido por eles para federal o ex-prefeito Li Guerra. Outro ex-prefeito eleito naquele ano, para deputado estadual, foi Luiz Menezes, sem a benção das tais entidades, nem dependia delas. Em 2002, novamente Li Guerra foi coroado por elas. João Izael também, para estadual, uma vez que não podia ficar de fora, era vice-prefeito de Ronaldo Magalhães. Já em 2006, o nome ungido foi o de Ronaldo Magalhães para estadual e o do delegado Robson Matos para federal, o único que não teve cargo executivo nos governos. E não se devotou a ele o mesmo entusiasmo depejado em Ronaldo. Todos do mesmo grupão político que, desde 2001, governa Itabira.
.
Outros candidatos locais que concorreram nesses mesmos anos não tiveram apoio das tais 'entidades'. Nem mesmo o vice-prefeito Roberto Chaves em 2006, que competiu em faixa própria. Chama a atenção que a turma mais ligada à herança do ex-prefeito Li Guerra tem sido sempre a grande privilegiada. É como se, na visão da turmona, eles tivessem 'direito divino' aos cargos. Ainda que tenham cometido todas as maracutaias que cometeram, e ainda cometem.
.
A Acita e as tais 'entidades' vendem sempre a idéia de que os candidatos por elas escolhidos são os melhores para o município. Tornam a vida itabirana um pastiche, como se todos os cidadãos fossem iguais. 'Esquecem-se' de dizer que há contradições no meio social, que há contradições de classes, de interesses, e que seus candidatos respondem apenas à visão de mundo de uma pequena parcela da população local, pedante, elitista, arrogante, que dirige as maracutaias e que se tem como o supra-sumo.
.
Tentam fazer passar como interesse de toda a população seus próprios interesses, e querem que o povo siga passivamente suas orientações e artimanhas falaciosas, como bois mansos. São os eternos tutores do povo itabirano. Prova maior de que são enganadores seus argumentos são os governos de Ronaldo Magalhães e de João Izael - com suas imensas maracutaias -, que beneficiaram apenas uma panelinha que hoje ostenta uma fortuna em pouco tempo adquirida. E 'administraram' os maiores orçamentos da história de Itabira. E o município está no caos em que está.
.
Quais empresas esses grupos trouxeram para Itabira? Quantos empregos geraram? Como está a violência e a insegurança na cidade? E a Saúde Pública? Na Educação, salvo trocar os uniformes dos alunos para a cor de cada governo de plantão do grupão, o que mais fizeram? A extensão universitária da Unifei não foi projeto deles, e teve por longo período grande rejeição da Funcesi (Fundação 'Comunitária' de Ensino Superior de Itabira). Onde está a participação popular na gestão do dinheiro público? E a transparência, onde foi escondida? Onde está a democratização da Comunicação em Itabira?
.
Se há empregos aqui, isso é devido ao crescimento econômico propiciado pelo governo Lula, que beneficiou inclusive, e de forma mastodôntica, a construção civil e o investimento em saneamento básico, em todo o Brasil. Além disso, a expansão econômica mundial antes da crise e a grande venda de minério de ferro. O que tem sido feito do grosso dinheiro federal enviado para a Saúde e para a Educação?
.
A Unifei é fruto de uma relação da Vale com o governo federal, a prefeitura pegou carona e não responde onde foram parar R$ 22 milhões municipais destinados no Orçamento para a construção do campus, o grupão odeia a transparência. E a milionária verba publicitária que beneficia, na maracutaia, uma única empresa, ligada ao grupão e que exige da mídia itabirana total subserviência aos interesses da 'tiurma', inclusive que não discuta questões de absoluto interesse público e que não publique sobre as avantajadas maracutaias cometidas com o dinheiro do povo?
.
A Acita e as tais entidades tentam vender a idéia de que o movimento delas é em prol do 'bem maior' da cidade. Dos cidadãos ou da panelinha? O que fez Ronaldo Magalhães como deputado? Ah, fez refeição de R$ 3.500,00, fraudou os cofres estaduais com nota fiscal superfaturada. O que fez o presidente da Acita, José Antônio Lopes, após ser noticiado que o governo João Izael jogou fora a oportunidade que o município teve de sediar uma usina de tubos da Mannesmann, que geraria 1500 empregos diretos? Encolheu-se, mudo.
.
Eleger deputados com base no município é muito bom, desde que tenham vínculos reais com os interesses populares, e não de uma 'tiurminha' aí. E que saibam que são legisladores do estado, e não da causa própria.
.
Sugere-se agora, 'em prol do bem maior', a 'união de forças políticas contrárias'. Que contrários são esses? Existe oposição em Itabira? Ao que sabemos, no campo dos partidos políticos, apenas o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) tem tentado um movimento social de contestação da ditadura da panelinha do grupão da maracutaia, panelinha que é avessa à transparência. Inclusive, o partido lançou recentemente um jornal, "LUME", que está fazendo tremendo sucesso junto à população.
.
Na reunião do prefeito com os donos da 'mídia' local na última quinta-feira, a já famosa "Sessão Babação" - para a qual não fomos convidados, mas comparecemos -, o prefeito João Izael insistiu para que a imprensa itabirana realce os aspectos 'positivos' da cidade, e criticou quem lembra outros aspectos. Queria que a mídia fizesse propaganda dos rumos que o grupão dá ao município, com aquele argumento enganador de que o município crescendo todos crescem. Todos da panelinha, é claro.
.
E isso bem num momento pré-eleitoral, em que seu governo está extremamente desgastado junto à opinião pública e em que as tais 'entidades' vão se reunir para escolher seus representantes candidatos eleitorais e tentar impô-los, através da mídia chapa branca, à população. Só se esqueceram de combinar tudo com o povo, que não é mais tão ingênuo e já sabe 'das coisas'. Em momento nenhum João Izael falou que a maracutaia do corrego Periquito 'corre' para os bits maracutaicos do computador da NASA. Será que a Acita e as tais 'entidades' vão falar disso em sua reunião?
.

PS - Fomos informados de que a reunião deverá 'homologar' o nome do vereador Neidson de Freitas (PP), filiado ao grupão, como o candidato a federal "que a cidade quer". Neidson é aquele presidente da Câmara Municipal de Itabira que, no ano passado, teatralizou que estava apoiando a Conferência Regional de Comunicação, que desaguou na Conferência Nacional em Brasília. A Câmara apareceu em todos os documentos e na mídia como um dos patrocinadores, o nome do vereador foi lembrado junto como apoiador, inclusive durante a realização da Conferência, mas ele deu o calote na parte que cabia ao legislativo itabirano: deixou de pagar os palestrantes, conforme o acordo feito. E só comunicou que não pagaria depois da data prevista. Escorpião é sempre escorpião. O prefeito de São Gonçalo e a AMEPI cumpriram com sua parte. João Izael não quis nem saber de discutir a democratização da Comunicação no país e na região. Muito menos em Itabira. Neidson se pensou federal, e comportou-se como um provinciano espertalhão.

11 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Luiz, achei otima esta materia sobre os escolhidos, concordo, como eleitor gostaria que vc colocasse no blog nomes que poderiamos analizar para deputado estadual e federal representando itabira. agradeço a especial atençao e desculpe por nao me identificar.

Anônimo disse...

Pois é Zanon... na matéria do Diário de Itabira eles nem sequer citaram Bernardo Mucida e Dr. Robson. O próprio diário que já mencionou o potencial dos referidos candidatos em edições anteriores, agora se omite. Será que é efeito daquela reunião no gabinete? De qualquer forma se eles tentarem nos impor esse com "aqueles" candidatos que já sabemos, vamos propor um movimento paralelo. Abraços!

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau com a matéria. Vale a pena imprimir ela e distribuir na cidade. A análise está excelente, fala tudo, com seriedade e mostrando com clareza a forma que sempre ocorreu a escolha dos candidatos dessa panelinha e que eles vendem como se fossem os candidatos de todos os itabiranos. Neidson e Ronaldo Magalhães de jeito nenhum. Não vão conseguir enfiá-los por nossa guela abaixo.

Anônimo disse...

Gente gente, o que a Acita tem a ver com definição de candidatos que sejam bons para Itabira. Não está cumprindo o seu papel que é de apoiar o EMPRESÁRIO. Sempre fazia cursos e participava de palestra e agora acabou. A acita está entregue as moscas. O presidente que adora um OUTDOOR da Promocional. Sem eventos, sem projetos, sem nada. Será que pelo menos estão fiscalindo os recursos do FUNDESI e INDESI e os motivos que empresas não se instalam em Ita? Gente gente... acorda Itabira. Olha ainda ninguém entendeu a venda do prédio. Apenas 800 mil. Esse é o valor do lote. Será que vendeu para o GRUPÃO???

Anônimo disse...

Zanon tenho uma sugestao Otima para os eleitores deste blog, que tal Voce para Estadual, o Ze Geraldo para Federal e o Cosme para Senador. Pode ter certeza que Minas estara muito bem representada e Itabira com pessoas maravilhosas como vcs estara em boas maos. e a Luta Continua Companheiro :

Anônimo disse...

Luiz, a arrogância e prepotência do grupão está rompendo fronteiras.
O Deputado Estadual Ronaldo "Porcina" Magalhães (O que foi sem nunca ter sido), bradou pelos 4 cantos que o PV é um partido como outro qualquer e que eles precisam dos votos dele para a legenda. Também, que quem manda na política mineira é Aécio (PSDB).
O Deputado "Porcina" além de fazer o PV um partidinho de aluguél, está conseguindo enfraquecer a candidatura de Zé Fernando e Marina Silva no estado.
Se você quiser, eu te mando a gravação dele afirmando tudo isso. E, uma foto com o seu candidato ao governo de Minas. A prova dos fatos é constrangedora, mas, vale apena conferir o "Porcina" afirmando que mesmo filiado ao PV (Partido de aluguél - Segundo ele), continuará apoiando Aécio e Anastasia. Dá vontade de vomitar!!!
Na verdade, ele está por trás da armação da ACITA para indicá-lo juntamente com o Neidson (Menino imaturo e inconsequente) a Deputados Estadual e Federal respectivamente.
Será que a imprensa chapa branca vai divulgar isso?

Anônimo disse...

Ai Luiz no Diario de hj 13/05, ficou decidido que a Interassociação é quem vai coordenar a campanha para o voto nos candidatos de Itabira. O que vc acha disso ????

Anônimo disse...

A Acita e as entidades que sustentam o grupão da maracutaia não poderiam deixar de apoiar seus representantes a deputados federal e estadual. Afinal, na cidade do bem-viver é dando que recebe. Estas entidades sabem muito bem o que isto significa. Num país em que o sistema eleitoral é partidário, como é que se idealisa um movimento apartidário para escolher representantes para a Câmara dos Deputados e para a Assembléia Legislativa? Outra questão que deve ser debatida por estas entidades, se é que elas são sérias, qual projeto defendem para o país nas eleições de outubro. A continuidade do governo Lula com Dilma Roussef, que o presidente da Acita não tem do que reclamar como empresário ramo de material de contrução? A volta aos anos de FHC com o José Serra ou a terceira via com Marina Silva. Isto tem que ficar claro. Itabira não é uma ilha de excelência onde as questões nacionais possam ser ignoradas. Da mesma maneira temos que discutir as eleições no estado. Nossos possíveis candidatos a deputado são filiados a partidos políticos, portanto, devem ser cobrados sobre suas posições no contexto político nacional e estadual. O que se desenha com este movimento são os candidatos do grupão fazerem campanha solo, despolitizando os debates, devinculando-os das eleições presidenciais e estaduais para enganar a população. o itabirano não pode continuar caindo no conto do vigário.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luiz do Mosaico disse...

O COMENTARISTA ACIMA QUE SUGERIU O NOME DESTE BLOGUEIRO PARA DEPUTADO ESTADUAL PARECE MEIO CATATÔNICO, JÁ QUE SUGERIU OUTROS DOIS PARA FEDERAL E SENADOR QUE NÃO GUARDAM A MENOR RELAÇÃO COM ESTE BLOGUEIRO. DEPOIS FALOU QUE ESTE BLOGUE TEM 'ELEITORES'. NÃO, COMENTARISTA, ESTE BLOGUE TEM LEITORES, INÚMEROS, QUE O ELEGERAM COMO FONTE CONFIÁVEL DE INFORMAÇÃO. PARECE QUE O POST PUBLICADO DEIXOU O COMENTARISTA MUITO ABALADO.

Luiz do Mosaico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.