sexta-feira, 14 de maio de 2010

SOBRE VAMPIROS E VAMPIRIZADOS

O grupão da maracutaia aplicou em Itabira uma técnica de comunicação muito conhecida na Alemanha nazista: a repetição da mentira para que ela se estabeleça como 'verdade'. O ministro da Informação de Hitler, Joseph Goebbels, tinha uma máxima: uma mentira repetida mil vezes vira verdade.
.
Peron Colombo, dono da Promocional 'Maracutaia' Propaganda, copiou o nazista, e sem pagar direitos autorais. Em Itabira foi criado um mantra, repetido diariamente: "Ninguém tira esse povo do poder. Não adianta fazer nada, eles são mais fortes, não tem jeito, não". É como uma oração, as pessoas repetem sem pensar, e interiorizam aquilo.
.
As palavras têm vida, elas nos habitam. Se repetimos diariamente algo contra nós mesmos, nunca sairemos bem em nenhuma situação. Afinal, já instalamos em nosso interior que somos fracos e derrotados. Em Itabira, para acentuar isso, destinaram, na maracutaia, enorme orçamento para publicidade oficial, a quase totalidade da mídia local lambe botas do grupão da maracutaia.
.
Durante a campanha eleitoral de 2008, postavam pessoas em filas de bancos, em agências lotéricas, em pontos de ônibus ou em qualquer local onde havia aglomeração. Os 'infiltrados' iniciavam conversas criticando os adversários. Fizeram até chegar a Itabira um ônibus repleto de pessoas que diziam que estavam aqui para ajudar a campanha 'oposicionista', e que depois da vitória mandariam na prefeitura. Todas essas pessoas eram pagas e o dirigente da operação seria o secretário de Governo de Izael, Tião Batata, o famoso físico Tião Galileu. A informação nos foi passada por um dos participantes dos acontecimentos.
.
Todo o governo de Ronaldo Magalhães e o de João Izael foram feitos assim, na base da publicidade extrema, sem realidade para dar base, mera publicidade. E muita maracutaia. A retaliação e a perseguição contra qualquer pessoa que ousasse, e ouse, discordar das suas orientações também sempre foi outra marca registrada do grupão da maracutaia.
.
Porém, uma pequena mídia independente na cidade foi suficiente para evidenciar para a população que os reis sempre estiveram nus, que estão no poder ainda, mas são fracos e seu reinado chegou ao fim. Corroído pela podridão, pelo desrespeito ao cidadão, pela prepotência, pela incompetência e por absoluta falta de compromisso com os interesses populares.
.
Hoje, por toda a cidade são mal falados, repudiados. E quem faz isso é o cidadão comum, de graça, sem receber do dinheiro da maracutaia para detonar vidas alheias. Mas com a convicção inabalável de ter sido lesado, de quem teve suas chances sociais diminuídas, as chances de seus filhos, de sua família diminuídas, enquanto uma panelinha cruel vampirizava, e ainda vampiriza, todo um município.
.
O filósofo medieval Giordano Bruno dizia: "Seria ingenuidade nossa pedir aos donos do poder que modifiquem o poder". E as cordas de alho, crucifixos, balas de prata e luz do sol estão estão aí para aniquilar os vampiros. Basta que nos utilizemos deles neste ano eleitoral, e em nosso cotidiano.

6 comentários:

Anônimo disse...

Zanon, parece que desbandeirou tudo. Quer sabe quem mais fala mal do grupão? Converse com membros do próprio grupão. Eles se denunciam o tempo todo. E se beber uma cervejinha, então, aí é que soltam tudo mesmo. Outro dia escutei um, numa festa, tonto, falar assim: "Estou tão rico que não tenho mais onde por dinheiro, estou rico para quatro gerações".

É aquele dono de prédios por toda a cidade.

Imagine você isso Zanon.

Anônimo disse...

Os "gênios" da comunicação Peron Colombo e Fernando Silva não passam disso: dois filhotes das técnicas nazistas. Esta matéria que você publicou está corretíssima, Luiz. São dois incompetentes que usaram e abusaram destes métodos em Itabira. Filhotes do nazismo. Mentira, mentira, mentira e agressão, agressão, agressão a quem discorda do grupão. E vão fazer a campanha de Neidson e de Ronaldo Magalhães. Mas isso é muito bom, vão encalacrar esses espertalhões. Por falar em Neidson esse cara é aloprado mesmo. Tratar tudo e depois deixar de pagar um membro da ABRAÇO e o presidente da Associação dos Jornalistas do Serviço Público é coisa de doido mesmo. Ou de pessoa muito espertalhona e prepotente, como esse povo do grupão é. São pessoas como Neidson que fazem Itabira adquirir a má fama que ganhou por causa das maracutaias e as coisas boas daqui ficam apagadas. E tem coisa boa demais aqui, e muita gente boa, a grande maioria. Mas esses crápulas não querem nem saber disso, querem só muito pra eles e que a cidade se foda. Valeu, Luiz, tamos com você pro que der e vier.

Anônimo disse...

Continuo dizendo que o Ministério Público aqui em Itabira continua "dormindo de tôca", sem fazer nada perante aos mandos e desmandos desses "Analfabetos Políticos" que estão fazendo da Prefeitura uma extensão das suas casas, brincando com dinheiro público e jogando a reputação da terra Itabirana no lixo. Não é possível que nenhum promotor de justiça que atua nessa cidade não leia a imprensa local ao menos uma vez por semana, ou, digo mais, não ouça a opinião de pessoas simples do povo, acerca da roubalheira e corrupção que tomou conta da Prefeitura local. Afirmo novamente: ou esses promotores são ainda muito crianças para mexer nessa caixa de marimbondos ou, o que é pior, fingem não saber o que acontece para não prejudicarem as suas carreiras e promoções pessoais. Isso é lamentável! O promotor de justiça é o fiscal da lei! Se a lei não atende a sua função social, por manobras de governantes corruptos, deve o promotor de justiça intervir, para estancar os cânceres que se espalharam pelo governo municipal Itabirano. Acorda Ministério Público!!!

Renata Vieira disse...

Faz-me rir Zanon! Você está é com "dor-de-cotovelo" porque não conseguiu "mamar nas tetas da prefeitura"! Aí quer acabar com a reputação do Governo do João de toda maneira! Você já está virando chacota! Se enxerga Zanon, cai na real! Você é minoria!

Luiz do Mosaico disse...

'RENATA', ANDE PELA CIDADE, CONVERSE COM AS PESSOAS, É A MELHOR RECEITA PARA ACABAR COM O DELÍRIO. CASO SE ENCONTRE COM O SECRETÁRIO DE GOVERNO DE IZAEL, OLDENI SANTOS, PERGUNTE A ELE POR QUE NOS CHAMOU PARA CONVERSAR. NÃO SE INTIMIDE. JÁ PUBLICAMOS SOBRE ISSO. QUEM ACABOU COM A REPUTAÇÃO DO GOVERNO DO GRUPÃO DA MARACUTAIA FOI O PRÓPRIO GRUPÃO. O POVO NÃO É OTÁRIO, 'RENATA'. VOCÊ SABE MESMO O QUE É CHACOTA, 'RENATA'? É O QUE O POVO FAZ HOJE COM O GOVERNO JOÃO IZAEL. SAIA POR AÍ, CONVERSE, NÃO FIQUE NO MUNDO DA LUA. E DEIXE DE LER A IMPRENSA CHAPA BRANCA. OU VOCÊ É MEMBRO DELA? AH, VOTE NA ENQUETE POSTADA NO BLOGUE. OU VOCÊ NÃO CONCORDA COM NENHUMA DAQUELAS PREMISSAS? VOCÊ TAMBÉM É DA MARACUTAIA?

Anônimo disse...

Zanon o mantra que o povo tá cantando hoje é um outro. É assim: ""cai fora Jão, cai fora Jão, e leva embora o seu grupão"", ""cai fora Jão, cai fora Jão, e leva embora o seu grupão"" É isso que vai acontecer com eles agora, vão cair fora. E isso vai acontecer com ajuda ou sem ajuda desse Ministério Público de Itabira.