quinta-feira, 13 de maio de 2010

UM VEREADOR MUITO DIFERENTE. OU NÃO?

Ficamos fora do ar durante dois dias, problemas de conexão. Mas quem está ficando desconectado mesmo é o presidente da Câmara Municipal, Neidson Dias Freitas (PP). O mandato da atual Mesa Diretora da Câmara é de dois anos. Neidson queria que pudesse ser reeleita por mais dois. Imaginava poder ser reeleito presidente e dirigir o legislativo até o próximo pleito municipal, em 2012. Esqueceu-se de combinar tudo antes com seus colegas vereadores.

Na última terça-feira, em segunda votação, os vereadores bateram o martelo e alteraram a Lei Orgânica: mandato da Mesa agora é de apenas um ano. Neidson, perdeu demais com isso, e perdeu 'de balaiada'. Imaginemos suas ambições: " sou presidente da Câmara, serei candidato a deputado federal. Não serei eleito, mas projetarei meu nome para prefeito em 2012. ( Peron Colombo, dono da Promocional 'Maracutaia' Propaganda, me conduz e me autoriza) Reelejo-me presidente da Câmara Municipal com mandato até 2012, ano de eleições municipais, candidato-me a prefeito, Peron faz minha campanha e eu ganho. Fácil assim. E o grupão continua no poder". Vai ter que alterar os planos. Aliás, 'eles' vão ter que fazer isso.

Neidson está tão desorientado que declarou - em reunião recente da Interassociação de Amigos de Bairros - sobre esse tal 'movimento apartidário' para escolher candidato local à Assembléia e à Câmara Federal: "Caso a população escolha outra pessoa para se candidatar aqui na cidade, eu terei a humildade de apoiar este candidato". O presidente da Câmara está aloprado 'de tudo'. Ele disse que a população vai escolher um candidato da cidade. Como vai ser isso? Vai haver eleição local no próximo mês, antes da Copa, para eleger o candidato local a deputado federal? Não sabe que a Constituição Federal não prevê a eleição, pela população, de candidatos locais para disputas estaduais e federais. E é o presidente da Câmara de veradores. Alguém chame um alienista, ou o psiquiatra mais próximo.

Talvez tenha sido esse alopramento que fez com que Neidson não cumprisse com o compromisso que assumiu, como presidente da Câmara Municipal de Itabira, com a parte que cabia a esta na Conferência Regional de Comunicação, no ano passado, que desaguou na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) em Brasília. Deu o calote nos palestrantes que vieram, no que seria o cachê. Um deles é Heitor Reis, da ABRAÇO ( Associação Brasileira de Rádiodifusão Comunitária). Outro é Cláudio Vilaça, presidente da AJOSP (Associação dos Jornalistas do Serviço Público). O provinciano caloteiro presidente do legislativo itabirano não honrou compromisso assumido com quem luta pela democratização da Comunicação no Brasil.

Porém, colheu frutos na época. Foi divulgado pelo jornal Mosaico e na internet como apoiador do movimento nacional. (CLIQUE AQUI PARA LER O MOSAICO; para ir para o blogue da Comissão Itabirana Pró-Confecom, CLIQUE AQUI; para ler sobre a Conferência na página da prefeitura de São Gonçalo, cidade que sediou o evento, CLIQUE AQUI). Não compareceu ao evento, mas enviou um representante da Câmara Municipal, o diretor da Casa, Giovane Novais.

Neidson só comunicou que não cumpriria com o que pactuou mais de um mês após a realização da Conferência Regional na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo. Desculpou-se envolvendo o procurador jurídico da Câmara, Flávio Andrade, afirmando que este disse ser inconstitucional a participação do legislativo itabirano num evento regional. Fosse isso verdade, por que não comunicou a impossibilidade antes da realização do evento? Usou, espertamente, um movimento de dimensão nacional, que foi noticiado mundialmente, para colher frutos para seus irrisórios projetos pessoais.

Neidson Freitas lê pela cartilha de Peron Colombo, um dos cappi do grupão da maracutaia que (des)governa Itabira e cuja empresa ganha licitações para a conta publicitária da prefeitura itabirana na base da 'tramóia'. Prato cheio para o Ministério Público. Isso já foi demonstrado e noticiado, documentadamente, pelo jornal Mosaico.

Agora, só uma pergunta: Neidson vai baixar um decreto legislativo convocando eleições municipais para escolher candidatos locais para disputar as eleições deste ano? Itabira seria a única cidade no Brasil a eleger candidato a candidato. Isso daria mídia nacional.

11 comentários:

Anônimo disse...

Esse Neidson é um enganador mesmo. É do grupão. Dar um calote desses nos palestrantes é coisa de quem não tem bom carater. O povo do grupão é assim mesmo, usa todo mundo e depois mete o ferro. Mas só podia dar nisso mesmo, um cara que anda com Peron Colombo não podia agir diferente. São dois pilantras.

Anônimo disse...

Mas o Neidson é um menino muito inocente afinal de contas ele nunca trabalhou nesta vida. É seu primeiro emprego tadinho.

Anônimo disse...

E o Garoto Neidson já começou sua campanha há muito tempo. Está visitando Associações de Bairro da cidade e chega com o discurso falsamente despretensioso de que "Ipatinga e Coronel Fabriciano receberam 200 milhões de verba do PAC do Governo Federal. Já tabira, só recebeu 20 milhões porque NÃO tem um representante na esfera federal...". Porém, o povo que já não bobo e tá cansado de ver este filme, não dá a mínima de cai de críticas ao Governo Municipal (que Neidson apóia) e tome reivindicações de todos os tipos! Como vereador e presidente de Câmara não visita periferia, mas como candidato visita, né??? Tá bom...

Anônimo disse...

Luiz, isso não é novidade. Esse grupão tá dando o calote a muito tempo no povo itabirano. Neidson é deles, sabe fazer o mesmo jogo. Veio verba do PAC para Itabira e o que eles fizeram? Maracutaia!!!!!!!!! A ´polícia federal esteve aqui e pegou tudo. Neidson sempre apoiou oss desvios do grupão. Só de nunca ter feito nada como vereador já é um apoio. Mas ele fez mais que não apoiar. É da maracutaia também.

Anônimo disse...

ô Luiz, o Neidson um tempo atrás deu de presente pra Tião Batata um potro que custou cinco mil reais. Foi presente de amigo. Tião Batata casou hoje. Será que o Neidson vai dar agora um sítio de presente pro casal?

Anônimo disse...

Sabe o que é interessante em todos os comentarios e materias deste blog ?? é que nao vou tirar a razao de vces,,, o grupao, ladroagem,falta de compromisso, tudo isso e muito mais. So que enquanto vc Luiz e demais ficam ai escrevendo, falando, denunciando o que vcs nao percebem é que eles estao cada vez mais ricos e vcs cada vez mais pobres. Ja esta nesta oposição ha quanto tempo Luiz ?? um, dois, tres anos,, quatro anos ?? Nao importa,, nao fez diferença alguma, vc cada vez mais quebrado e eles cada vez mais ricos,,, Espero que esteja valendo a pena para vc meu caro Luiz,, porque para eles esta a olhos vistos que estao indo muito bem,,, e nao se assuste se itabira reeleger o ronaldo e o neidson ou pior o adicio. Acorda meu chapa,, o povo é sempre povo, Pao e circo e o resto é resto.

Anônimo disse...

Diante de tantos descalabros desse desgoverno Jão Aziel, o Zé Sarna da revista Deflato não vê nada, o Luiz Muller não vê nada, as rádias não vê nada. Eta imprensa comprada essa de Itabira. Vai firme Zanon, o povo está com você.

Anônimo disse...

Diante de tantos descalabros desse desgoverno Jão Aziel, o Zé Sarna da revista Deflato não vê nada, o Luiz Muller não vê nada, as rádias não vê nada. Eta imprensa comprada essa de Itabira. Vai firme Zanon, o povo está com você.

Anônimo disse...

PARA O TERCEIRO COMENTARISTA ACIMA, QUE ESTÁ RECLAMANDO QUE O GRUPÃO ESTEJA SENDO DENUNCIADO NA MÍDIA:

COLEGUINHA, TODOS EM ITABIRA PERCEBEM QUE TEM GENTE AÍ QUE ESTÁ CADA DIA MAIS RICO, VOCÊ NÃO DESCOBRIU A LUA. nÓS NÃO FAZEMOS OPOSIÇÃO, NÓS TEMOS OPINIÃO E TEMOS UMA ESCOLHA POLÍTICA E UM SENTIMENTO DE MUNDO QUE NÃO É O DO GRUPÃO DA MARACUTAIA. a MÍDIA INDEPENDENTE DE iTABIRA FAZ DIFERENÇA, SIM. vOCÊ ESTÁ RECLAMANDO É EXATAMENTE DISSO, EXATAMENTE PORQUE FAZ DIFERENÇA. cOM ISSO DE "ACORDA, MEU CHAPA.." VOCÊ ESTÁ É OFERECENDO UM TROQUINHO A PEDIDO DO GRUPÃO? TUDO QUE COMBATER O GRUPÃO DA MARACUTAIA VALE A PENA. DEPOIS DE LULA, O POVO QUER INFINITAMENTE MAIS QUE PÃO E CIRCO. SÓ VOCÊ NÃO SABE DISSO. ESSES TAIS DE RONALDO, NEIDSON E ADÍCIO GOSTAM DE MARACUTAIAS? ENTÃO, NÃO SERÃO ELEITOS. VOCÊ PARECE RADIALISTA. POR QUE NÃO ENTREVISTA OS MEMBROS DO GRUPÃO SEM PUXAR SACO? CASO QUEIRA, PODEMOS LHE DAR MUITO SUBSTRATO. SEJA CORAJOSO, NÃO FAÇA LAMBANÇA.

Anônimo disse...

Continuo dizendo que o Ministério Público aqui em Itabira continua "dormindo de tôca", sem fazer nada perante aos mandos e desmandos desses "Analfabetos Políticos" que estão fazendo da Prefeitura uma extensão das suas casas, brincando com dinheiro público e jogando a reputação da terra Itabirana no lixo. Não é possível que nenhum promotor de justiça que atua nessa cidade não leia a imprensa local ao menos uma vez por semana, ou, digo mais, não ouça a opinião de pessoas simples do povo, acerca da roubalheira e corrupção que tomou conta da Prefeitura local. Afirmo novamente: ou esses promotores são ainda muito crianças para mexer nessa caixa de marimbondos ou, o que é pior, fingem não saber o que acontece para não prejudicarem as suas carreiras e promoções pessoais. Isso é lamentável! O promotor de justiça é o fiscal da lei! Se a lei não atende a sua função social, por manobras de governantes corruptos, deve o promotor de justiça intervir, para estancar os cânceres que se espalharam pelo governo municipal Itabirano. Acorda Ministério Público!!!

Anônimo disse...

Isso que Neidson falou na Interassociação é coisa de idiota que acha que engana as pessoas. Ou de quem fumou unzinho e ficou pastel.