segunda-feira, 17 de maio de 2010

VOX POPULI: DILMA 38%, JOSÉ SERRA 35%. E NÃO TEM CORÉ-CORÉ!!!

QUADRO COMPARATIVO ENTRE OS GOVERNOS DE LULA E DE FHC, ENTRE O PROJETO REPRESENTADO POR DILMA ROUSSEF (PT) E, DE OUTRO LADO, POR JOSÉ SERRA (PSDB). (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)





Pesquisa eleitoral do instituto Vox Populi divulgada sábado à noite pela rede Bandeirantes alarmou o PSDB e o DEM. O consumo de tranquilizantes em suas fileiras deve ter subido mais que Sputnik. A grande mídia serrista também está histérica. O bombardeio agora vai se acentuar contra Dilma Roussef (PT) e o governo Lula.

A saída de Ciro Gomes (PSB) do cenário presidencial elevou a intenção de votos em Dilma, candidata de Lula, que ultrapassou o tucano José Serra, candidato de FHC. Os números dão agora 38% para Dilma contra 35% para José Serra. Marina Silva (PV) aparece com 8%.

Outra pesquisa, divulgada na manhã desta segunda-feira, realizada pelo instituto Sensus, coloca Dilma com 35,7%, José Serra com 33,2% e Marina Silva com 7,3%. Mais: se a eleição for decidida em segundo turno entre Dilma e José Serra a petista seria vitoriosa.

Como publicou o jornal LUME, do diretório itabirano do PCdoB (Partido Comunista do Brasil): "A eleição presidencial deste ano será uma disputa ferrenha entre os grandes e nítidos avanços sociais e econômicos conquistados pelo povo brasileiro nos dois governos de Lula, e a ampliação dessas conquistas com Dilma, contra um passado que quebrou o país, entregou riquezas nacionais e não promoveu, nem com muita distância, a inclusão social que ocorreu durante o período do governo de Lula".

Assim fica claro que a disputa não se dará de forma personalista, entre Dilma e José Serra. Lula ganhou duas eleições, em vasta medida, por sua própria história, por seu próprio nome. Mas o sucesso das políticas econômicas e sociais de seu governo estão provocando uma mudança cultural no brasileiro, um novo entendimento sobre escolhas políticas.

Os números indicam que o povo quer manter e acentuar um projeto de nação que não é excludente. Famílias que no período Lula subiram na escala social das classes D e E para a classe C reivindicam hoje escolas públicas de boa qualidade para seus filhos, que nem escolas tinham. Isso só foi possível com a melhoria de suas condições materiais de vida, como a nítida diminuição da angústia de não ter sequer o que comer, a geração de empregos e renda e vários outros fatores. Até Zé Serra poderá acabar votando em Dilma.

Lula é mais genial do que o limite que as elites brasileiras concederiam a ele. Com sua liderança sedimentou-se a convicção de que um projeto político de um país para todos tem que prevalecer sobre um projeto que privilegia apenas uma minoria e é personalizado em um ou outro nome. O povo brasileiro não aceita mais retrocesso. A partida foi dada, sólida, e há muito ainda por ser feito. As eleições deste ano vão ser uma disputa entre a manutenção de um sonho que se realiza e o pesadelo.

Postamos acima quadro comparativo entre os governos de Lula e o período FHC, publicado pela revista inglesa 'The Economist'. Não há como comparar os dois governos, os dois projetos políticos e de nação. Como diz o jornalista Paulo Henrique Amorim: "BYE-BYE SERRA 2010!". (http://www.conversaafiada.com.br/) Leia também http://www.vermelho.org.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

Sua análise está perfeita, Luiz. A eleição presidencial deste ano será uma disputa entre o retrocesso e um sonho que se realiza. E o povo brasileiro sabe distinguir entre as duas propostas, e vai fazer sua escolha: será Dilma lá. Eu gostaria de ver a reação de Cácio Guerra, presidente do DEM - PFL em Itabira e de João Izael. Os dois apoiaram a ditadura, foram da ARENA, PDS, PFL e agora Izael mudou estrategicamente pro PR, mas tem alma de pefelista. Gostaria de ver também a reação de Ronaldo Fraudalhães e do vice prefeito Roberto Chaves. Aliás eu gostaria de ver a reação da turma do grupão da maracutaia toda. O fim deles está próximo. Valeu Luiz, você faz mídia cidadã, eles fazem terrorismo com sua imprensa chapa branca truculenta e mentirosa.

Anônimo disse...

José Serra deu declaração a favor do fim do Mercosul. Ele acha que o mercado tem de ser totalmente livre. Aí o Brasil se dana. O Mercosul acaba, a Alca dos norte americanos vende tudo pra nós, e a América Latina se torna novamente quintal dos Estados Unidos. Serra só não conta pro brasileiro que as exportações de produtos do Brasil pro Mercosul garantem divisas e empregos no Brasil, milhões. Ele e seus amigos do PSDB e do DEM são lacaios do imperialismo norte americano. E quer que o povo brasileiro volte a ser. Vai tomar de muito da Dilma.

Anônimo disse...

a grande mídia brasileira vai realmente aumentar muito os torpedos em direção de Dilma e de Lula. os sites dos grandes jornais brasileiros não fizeram barulho da pesquisa do Vox Populi como sempre faziam quando dava Serra na frente.
O UOL (folha de São Paulo) estampou hoje que tem empate entre Dilma e Serra, na pesquisa do Semsus. Nem fala mais do resultado mostrado pelo Vox Populi. o PSDB entrou com denúncia contra o Semsus no mês passado. quero ver entrar agora contra ele e o Vox Populi. Não vai ter jeito do Ibope e da Datafolha apresentarem resultados diferentes.
O eleitor já sabe de quem eles são. mas eles ainda vão tentar colocar a Dilma para baixo pra rede Globo divulgar. mas nas urnas vai dar é Dilma. quem viver verá.