quinta-feira, 18 de abril de 2013

GREVE NA JUSTIÇA: SERVIDORES ESCLARECEM



PASSEATA DOS SERVIDORES ONTEM, NO CENTRO DE BELO HORIZONTE 
Texto enviado ao blog por servidores da Justiça, de autoria de Flavia Gama.
OS SERVIDORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS ESTÃO EM GREVE!
Muitos não sabem por que, misteriosamente, pouco foi divulgado na imprensa. Às raras exceções que divulgaram alguma coisa, agradecemos!
Por isto, torno público através do facebook, utilizando-o como ferramenta de conscientização, os motivos que nos levaram a esta situação: 
Se você tem um processo na justiça mineira e ele “não anda” (como se diz popularmente), é por causa da precariedade que convivemos, desde que passamos no concurso público.
Sei que muitos pensam que temos vida boa, afinal, este é o mito que se criou em torno do funcionário público. Saibam: NÃO SOMOS MARAJÁS!
 
Trabalhamos muito, mas muito mesmo, porque somos POUCOS, pois o TJ NÃO NOMEIA os servidores aprovados no concurso, não CRIA mais CARGOS. O número de processos cresceu assustadoramente, assim como a população cresceu, assim como as pessoas aprenderam a procurar a Justiça para resolver suas divergências. E cresceu tanto que em muitas comarcas NÃO HÁ ESPAÇO FÍSICO para os processos. Alguns são arquivados NOS BANHEIROS! Isto mesmo, seu processo, que é importante para você, que trata de algo da sua vida, é guardado no BANHEIRO. 
Em algumas secretarias, os funcionários trabalham espremidos no meio dos processos e têm que esperar o colega ir embora para ter mesa para trabalhar...
Alguns Fóruns são tão antig os e tão precários que o TJ aluga outros prédios para alocar as Secretarias, em vez de construir novos Fóruns, como é o caso de Contagem. É DINHEIRO DO POVO que está sendo gasto com pagamento de aluguel e isto não resolve o problema. Os imóveis alugados são improvisados, não foram feitos para comportar as secretarias e o peso dos processos, colocando em risco a vida dos servidores e da população... 
Em alguns locais, há uma média de 2.000 processos por servidor. Isso mesmo: UMA pessoa, SOZINHA, fica responsável por dar andamento no processo (colocar a capa no processo, citar, intimar, juntar petições, numerar as folhas, expedir mandados, ofícios, publicar, analisar, fazer carga, receber, fazer conclusão para o Juiz, receber de volta, juntar mais petições, numerar, e xpedir alvará, etc, etc, etc....) EM 2.000 PROCESSOS. Ainda tem que atender os advogados e as partes no balcão e explicar por que o processo está parado há mais de um mês...
ENTENDE PORQUE DEMORA????
 
Não é má vontade. Não é porque enrolamos o serviço. É PORQUE ESTAMOS SOBRECARREGADOS!
E como se não bastasse, em 2009 foi criado no TJMG um grupo de trabalho para e st udar uma forma de fazer com que os servidores permanecessem no Tribunal. Diante do exposto acima, muitos trocam o TJ por outros concursos. O que você tem com isso? Cada vez que saem funcionários e entram novos e inexperientes demora ainda mais para seu processo “andar” porque o funcionário precisa aprender como se faz. Ah!... não tem um treinamento apropriado, ele aprende com o colega, que para o serviço dele (ou seja, outros processos parados...)para ensinar quem entrou.
 Quando você faz um concurso, você faz uma prova para testar seu conhecimento sobre as matérias, não para provar que você sabe trabalhar naquilo, pois isto, você aprende é trabalhando, como em qualquer outro lugar (empresa privada ou serviço público).
Em Minas Gerais tem uma das maiores arre cad ações do país, mas nossos salários estão em 23º. Lugar comparado com o resto dos TJ’s do país, ou seja, um dos piores salários...
Aquele Grupo de Trabalho de 2009, definiu que a forma de melhorar nossos salários e nos manter no TJ seria dividir um reajuste em 5 (CINCO) ANOS, a começar em 2013. Estamos em 2013 e o TJMG nos disse que por um imprevisto, não vai nos pagar como prometeu.
 
O que pedimos são DIREITOS, são MELHORIAS que alcançarão a TODOS, inclusive VOCÊ!
Então:
1- PELA NOMEAÇÃO DE MAIS FUNCIONÁRIOS;
2- PELA CRIAÇÃO DE MAIS CARGOS;
3- PELA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO;
4- PELA MELHORIA DOS LOCAIS DE TRABALHO;
5- PELO DIREITO AO AUMENTO PROMETIDO E DESCUMPRIDO;
6- PELA DIGNIDADE!
E S T A M O S D E G R E V E !
Ajude-nos a melhorar a prestação do nosso serviço à SOCIEDADE MINEIRA!
Você não precisa ficar de greve com a gente, mas pode nos apoiar divulgando este texto. 


Nenhum comentário: