domingo, 21 de abril de 2013

MULHER E POLÍTICA: PMDB MULHER DE MINAS PROMOVE FÓRUM


A presidenta do PMDB Mulher de Minas, Aparecida Moura, em sua palestra 


O PMDB Mulher de Minas Gerais, presidido por Aparecida Moura, promoveu na sexta-feira 19 de abril um evento na Escola do Legislativo mineiro, com o tema 'PMDB Mulher e os municípios', que contou também com a participação de muitos homens. Só para lembrar, há apenas uma mulher vereadora em Belo Horizonte, num total de 41 cadeiras, e apenas 5 deputadas no estado, entre 77. Aparecida Moura respondeu a algumas indagações deste blogueiro:

Blog - Aparecida, o que motivou a realização deste fórum?

Aparecida Moura - O PMDB é um partido sólido, o MDB foi a base para muitos outros. Hoje as mulheres do partido se reúnem neste primeiro fórum estadual mostrando seu compromisso com as cidades, com as cidadãs e cidadãos, com a comunidade, e isso significa que as mulheres querem estar ao lado dos homens, dos jovens, na grande construção de políticas públicas mais eficientes. Essa é uma grande bandeira do PMDB, para os jovens, na questão racial, para as mulheres... Esse é o primeiro fórum, mas vamos realizar mais três justamente para trabalhar conteúdos linkados com nossas bandeiras políticas.

Blog - A participação da mulher na política institucional, nos processos eleitorais ainda é muito reduzida. Que conclamação você faria à mulher mineira?

Aparecida Moura - Independente de sigla partidária, raça, credo religioso a que qualquer mulher pertença temos uma grande luta que é afirmar a cidadania das mulheres através dos partidos políticos. Cada uma se filiando ao partido com o qual ela melhor se identifica. A participação feminina é realmente muito humilde ainda, no cenário político. Muitos fatores determinam isso. Um deles - e não vou culpar os homens, ou só as discriminações - é que as próprias mulheres ainda ficam afastadas e têm que se alimentar de formação política, de conhecimento, para que a gente possa ter a capacidade ampliada para erguermos e construir nossas próprias bandeiras. Temos que sair candidatas e levar um discurso forte, transformando idéias em projetos, viver a militância política, enfim. Tem que participar eleitoralmente, ganhar ou perder é outra questão.

Blog - Já que hoje é Dia Nacional do Índio, que já teve todos os dias como seus, o que você teria a dizer para a mulher indígena?

Aparecida Moura - Primeiro minha admiração por sua cultura, sua visão, que muitas vezes nós das cidades, das metrópoles não temos. E o mais importante: são as que mais precisam ter sua cidadania afirmada, como mulheres, como indígenas. Têm inclusive uma vida muito diferente das mulheres das metrópoles. Estive numa reunião de mulheres no Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, onde estavam também mulheres indígenas. Falei muito com elas e aprendi muito. Têm bandeiras significativas que são diferentes das nossas, e senti na fala delas que a violência interna nas tribos é muito menor que nas metrópoles. Sua cidadania também tem que ser afirmada e com a participação delas, que inclusive já estão participando dos encontros de mulheres nos estados onde vivem e convivem.

Blog - E quanto à mulher cigana?

Aparecida Moura - Tenho estudado e pesquisado sobre a questão cigana, estou procurando ver as tradições e o folclore através desse segmento. Já estamos inclusive pensando no PMDB, quem sabe, em articular, abrir espaço para esse segmento, até levando em consideração as propostas e projeto que você apresentou sobre os ciganos e que já conversamos. (LEIA AQUI sobre o projeto 'Minas cigana')

Nas fotos abaixo, duas das participantes do evento:

A ialorixá Marlene do Gantois, também conhecida como Mãe Marlene das Minas Gerais, e...

... a militante Neusi, que inclusive vendeu lá uma deliciosa geléia de ibisco

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!Abraços a todos!é preciso mesmo acontecer estes eventos,levantarem discussões,encaminharem o que for preciso!!
Aroldo Barbosa

Tânia Bitencourt - Consultoria - Assessoria - Freelancer e Home Office disse...

Participar do FÓRUM do PMDB Mulher foi gratificante. Aprendi muito com os palestrantes e me identifiquei com muitos cursos da FUG que estou programando para fazer. Parabéns aos idealizadores e ao apoio do PMDB Estadual.