quinta-feira, 12 de setembro de 2013

LANÇADO FILME SOBRE A OCUPAÇÃO DANDARA, DE BH



No último domingo foi lançado na ocupação Dandara o filme de mesmo nome. Dirigido por Carlos Pronzato, o filme de 65 minutos conta a história de como se deu a ocupação, através da luta organizada de despossuídos, e a construção de uma nova comunidade que se mantém unida. Por meio de depoimentos de moradores, militantes, apoiadores e outros atores envolvidos no processo a história é contada num roteiro contagiante. O filme foi projetado em um pano branco, amarrado a duas estacas.

A ocupação do terreno foi iniciada no dia 9 de abril de 2009 e Dandara comporta mais de mil famílias. Como é apresentado na sinopse do filme, no DVD, "surgiu como resposta a um modelo de cidade que prioriza uma minoria abastada em detrimento de uma massa pobre e negra, que sofre com a falta de direitos essenciais à vida.

A programação incluiu ainda exposição de trabalhos artesanais, em feira que ocorre lá em todos os finais de semana, uma celebração religiosa com o frei Gilvander Moreira, e após a apresentação houve shows com Sérgio Pererê e Daniel Guedes.

 A próxima exibição será na cidade de Timóteo, MG, nas 8 ocupações em que as Brigadas Populares atuam, no dia 19/09, quinta-feira, as 19h. Abaixo, fotos do evento.








CLIQUE AQUI para assistir ao filme.
E aqui entrevista com o diretor do filme, Carlos Pronzato, realizada pelo frei Gilvander Moreira.


E AQUI para acessar o blog da ocupação.

Nenhum comentário: