quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DA MARACUTAIA: AS CONTRADIÇÕES AUMENTAM





Na foto superior, os banheiros químicos;
nas duas de baixo parte restante da estrutura metálica.
Fotos tiradas ontem à tarde
.
.
E o carnaval da maracutaia tem novidades. Ontem nós telefonamos para o procurador jurídico da prefeitura, Fabiano Penido, e para o secretário de Esportes, o Lado, e não conseguimos contato. Hoje, da mesma forma. Não retornam. Mas, conseguimos falar com o dono da empresa Cia da Pirâmide, de Belo Horizonte, um certo senhor Marcelo, que deu novos ingredientes para o caso do carnaval itabirano.

Na entrevista, afirmou que não enviou proposta nenhuma para a prefeitura, para a secretaria de Esportes. Garantiu que foi contatado pela Associação dos Barraqueiros, 10 dias antes do carnaval e que seu contrato foi com eles. Disse ainda que a estrutura total teria que ter sua montagem iniciada uns 15 dias antes da festa, para ficar pronta. Então, tá.

Aí já surge uma contradição. No dia 27 de janeiro publicamos a primeira matéria sobre o caso, com foto de caminhões da empresa descarregando material na popularmente chamada avenida Laranjal. No mesmo dia telefonamos para a empresa, e a funcionária que atendeu falou que deveríamos procurar o senhor Quinzinho, da WPR, ou Marcelo. Telefonamos para os dois e os entrevistamos. O Marcelo, é claro, é o Marcelo 'Precata', assessor da secretaria de Esportes. E que nos informou que tinha 5 propostas comerciais, não licitadas, para a estrutura, que a empresa vencedora da licitação para o carnaval teria que encampar o preço. (CLIQUE AQUI PARA LER)

Na última terça-feira o presidente da Associação dos Barraqueiros deu entrevista ao blog e afirmou que a associação pagou apenas o transporte e a montagem da estrutura, um total de R$ 8 mil. (CLIQUE AQUI) As coisas não fecham. Só que o edital de licitação previa a estrutura, e foi cancelado depois da realização da licitação. Ora, se o contato da empresa belorizontina foi com a associação dos barraqueiros, para que constar esse ítem no edital?

Indagado se informaria o preço do aluguel da estrutura, o dono da Cia da Pirâmide disse que passássemos lá para saber, já que poderíamos ser concorrentes dele, e que qualquer coisa poderíamos resolver com a associação dos barraqueiros. Passamos o endereço do blog para ele. Sua reação foi surpreendente: "Então foi você que quase fudeu o carnaval aí?"

É assim, a prefeitura promoveu a maracutaia descarada, o povo ainda não sabe como foram pagas as despesas previstas, já que o edital foi cancelado, secretário e procurador se negam a falar ao blog, e nós é que 'quase fudemos o carnaval'. KKKKKKKKKKKKKKKKK Tem muito material para o Ministério Público trabalhar nesse caso. Vamos aguardar. E ainda forneceremos mais. Tentamos hoje algumas vezes falar novamente com o presidente da associação, Mário Macedo, mas não conseguimos. Voltaremos a tentar.

Uma questão que não tivemos a chance de perguntar ao dono da Cia da Pirâmide é sobre o local onde foram despejados os dejetos dos banheiros químicos que foram fornecidos também por sua empresa, cerca de 20. Caso tenham sido descarregados na ETE do Laboriaux, perguntaríamos se as taxas junto ao SAAE foram recolhidas. (CLIQUE AQUI) Na quarta-feira à tarde fotografamos o local, com os banheiros já recolhidos. Funcionários da empresa informaram que o conteúdo de cada um deles havia sido dragado por um caminhão da Cia da Pirâmide na segunda-feira passada, dia 22. Então, o conteúdo ficou por lá quase uma semana após terminado o carnaval.

PS - Fomos informados por uma fonte privilegiada da prefeitura que teria sido promovida recentemente uma reunião de poderosos do governo Izael, entre eles o procurador jurídico, Fabiano Penido. Teriam lhe apresentado uma proposta de doação financeira da prefeitura à associação dos barraqueiros, com data anterior ao carnaval, para que ele desse parecer favorável.

Assim, despesas do carnaval poderiam ser 'legalmente' quitadas. Segundo a fonte, Penido teria dito que isso ele não faria. Também, já pensaram, mais uma lambança dessa em meio a tantas? Esta é uma indagação que faríamos a ele e ao secretário Lado, caso tivessem nos recebido. E que faremos, caso nos recebam. De qualquer forma, fica aqui colocada publicamente. Se forem responder, cuidado com a resposta que irão dar, o desastre oficial poderá ser ainda maior.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha, Luiz, o Ministério Público em Itabira agora só tem duas possibilidades de ação. Uma delas é agir no sentido de incriminar o blog, provando que tudo que você publicou é mentira, e pedir sua condenação judicial. A outra é verificar a verdade dos fatos denunciados, e processar o governo Izael, pedindo sua condenação.

Este caso está muito comentado em todos os cantos da cidade, e nas cidades próximas. Se o Ministério Público não tomar nenhuma medida e informar a população, quem vai cair em suspeição é ele e os promotores, e com razão. Só que o Ministério Público é uma instituição do Estado, não uma propriedade privada. Os promotores são pessoas físicas, funcionários públicos e com uma função constitucional claramente definida.

A sociedade exige que o MP responda a esta questão, como a outras, o nome da instituição não pode ser conspurcado.

Anônimo disse...

-Será que a promotora não vai pelo menos investigar o caso?Será que o resíduo dos banheiros foi jogado novamente na rede pluvial ?E triste viver em uma cidade onde as pessoas são coniventes e não se preocupam com o meio ambiente para favorecer somente um empresário estou triste e envergonhado de ser itabirano,ter este governo,estes vereadores estes promotores e juízes .

Anônimo disse...

Zanon, me dê uma informação, esse tal de MP em Itabira significa o que?

Maior paradeiro, muito pouco, Marcelo Precata...


Responda aí

Anônimo disse...

ROUBALATION,ROUBALATION SO DEU ISSO NA AVENIDA!!!.... CONTINUE ASSIM,OTIMO ESSE BLOG

Anônimo disse...

...fico vendo estes advogados novos se sujando neste lamaçal da prefeitura e me pergunto: estes caras não tem medo do reflexo disso na carreira profissional que está apenas começando?????????