segunda-feira, 17 de maio de 2010

PRESIDENTE DA ACITA NÃO FALA SOBRE USINA DA MANNESMANN, MAS QUER ELEGER CANDIDATOS DE ITABIRA (DO GRUPÃO???)

O PRESIDENTE DA ACITA, JOSÉ ANTÔNIO LOPES (à esquerda), QUE AINDA NÃO SE DISPÔS A DAR ENTREVISTA SOBRE A USINA DA MANNESMANN QUE PODERIA TER VINDO PARA ITABIRA, EM REUNIÃO...



... DO 'MOVIMENTO APARTIDÁRIO' QUE QUER APOIAR CANDIDATOS DO MUNICÍPIO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO (DO GRUPÃO???)
.
Na terça-feira 11/5, as 'entidades' itabiranas reuniram-se no espaço da creche Nosso Lar, de orientação espírita, para discutir sobre o apoio a candidatos de Itabira à Assembléia Legislativa e à Câmara Federal. Foi a segunda reunião. A próxima está marcada para ocorrer na quinta-feira 20/5 na sede da Interassociação de Amigos de Bairros, no mercado central, na avenida João Pinheiro, às 19:30 horas. Denominam-se 'Movimento Apartidário'. (CLIQUE AQUI PARA LER SOBRE ESSE MOVIMENTO).
.
Depois que todas as instituições presentes se apresentaram e discorreram sobre o tema, este blogueiro indagou ao presidente da ACITA (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira), José Antônio Lopes, que conduzia o evento, se apenas entidades podiam se manifestar, ou se pessoas físicas também.
.

A palavra nos foi passada. Dentre outras coisas, sugerimos, já que querem mesmo levar o tal 'movimento apartidário', alguns critérios aos quais os candidatos itabiranos têm que ser submetidos para ter apoio das entidades. E que sejam adotados com urgência. Esses critérios foram incluídos em enquete postada ontem neste blogue. Votem lá. Os critérios propostos por nós são:
.

1- O candidato tem que reconhecer um possível mandato como um 'mandato popular'. O mandato pertence ao povo, e não a ele. Tem que prestar contas.
.

2- O candidato tem que amar a transparência. Caso contrário, adora a maracutaia.
.

3- O candidato tem que ser favorável a instrumentos que garantam a participação popular na gestão do dinheiro público.
.

4- O candidato tem que ser aprovado pelos critérios da 'ficha limpa', independente do projeto-de-lei ser aprovado e prevalecer já para as eleições deste ano. Honra, moralidade no trato com a coisa pública e ética pública não dependem de lei para serem praticadas.
.

5- O candidato tem que ter domicílio eleitoral em Itabira. Afinal, não será apoiado como candidato da cidade?
.

6- Caso queiram radicalizar as exigências, tem que ser itabirano nato.
.

O mal estar causado a muitos foi nítido, já durante a exposição desses critérios. Tradicionalmente, a cada eleição parlamentar, a ACITA é quem conduz as demais entidades, preside o movimento. Na reunião propôs-se que a Interassociação de Amigos de Bairros presida, e a proposta foi aceita por todas as instituições presentes. Resta agora a Inter dar sua resposta, o que deverá ocorrer até a proxima reunião.
.

Ela representa cerca de 100 associações de bairros, e o movimento está enormemente desgastado. Com a Interassociação presidindo, tenta-se passar a idéia de maior legitimidade. Historicamente o movimento só apoia candidatos do grupão que (des)governa o município. E vai mídia pesada em cima.
.

O presidente da ACITA, José Antônio Lopes, é apoiador histórico dos governos de Ronaldo Magalhães e de João Izael. Após a reunião, solicitamos a ele uma entrevista, como presidente de uma entidade patronal, sobre a usina de tubos de aço sem costura da Mannesmann que Itabira teve a chance de trabalhar para receber e que o primeiro governo Izael, contatado através de seu secretário Tião Batata, sequer deu resposta ao contato feito. (CLIQUE AQUI PARA LER).
.

José Antônio Lopes conversou, desconversou, titubeou, disse que iria se informar mais e não respondeu nada, até hoje. Ele preside uma associação industrial e comercial, não pode passar ao largo da questão, que é de absoluto interesse dos empresários locais como dos trabalhadores, de toda a população.
.

Em reunião com os donos dá mídia itabirana na prefeitura no último dia 6, João Izael, indagado sobre o caso por este blogueiro, apavorou e disse que o assunto da usina não estava em pauta. É verdade, em pauta estava apenas a 'sessão babação'. (CLIQUE AQUI PARA LER). (E AQUI PARA LER MAIS)
.

O pedido de entrevista ao presidente da ACITA continua mantido. Talvez ele seja adepto do silêncio praticado na PMI e não queira falar. Mas não pode deixar de se manifestar. Nem para a classe empresarial que ele representa nem para a população. A vida econômica e social de Itabira seria outra com a instalação da usina aqui, com os milhares de empregos e empresas que necessariamente seriam gerados. Seria irresponsabilidade total do presidente da ACITA manter solene silêncio.
.

Talvez ele não queira se manifestar porque isso atrapalharia os planos eleitorais do grupão da maracutaia para este ano. Porém, os empresários e os habitantes desta cidade têm o direito de saber se a ACITA se preocupa realmente com o município e com a geração do futuro ou apenas com o 'bem viver' de uma panelinha que precisa desesperadamente vencer o próximo pleito eleitoral para tudo continuar bem apenas para eles.
.

De qualquer forma, mantido ou não o silêncio, a ACITA - e tudo que ela representa - será muito mais conhecida pela população. Resta saber se isso importa a eles. Ao povo, importa.

7 comentários:

Anônimo disse...

É melhor votar num jumento de fora do que num desses espertalhões que abundam nessas paragens. Tem que parar de votar em vagabundo quebrado que só quer arrumar sua vida e de uns outros aproveitadores que os acompanham. E viva São José da Lapa... o que os zóio vê, a unha rapa!!!!

Anônimo disse...

Luiz, ontem, ouvindo pessoalmente, e de gaiata, o presidente da Acita, me lembrei que o mesmo é proprietário de uma imobiliária...
Humm... Isso me fez pensar, sabe?
Não sei se já reparou, mas o mercado imobiliário de Itabira cresce e se fortalece cada dia mais... Quantos prédios novos... Quantos loteamentos a serem iniciados... E como morar em Itabira é caro... Não sei porquê, me lembrei do boulevard do prefeito...

Anônimo disse...

É isso aí Luiz. Os critérios pra apoiar candidato de Itabira tem que ser esses. Só que a Acita e essas entidades não vão aceitar, Zé Antonio Lopes é do grupão. Eles não vão querer Ronaldo Magalhães e Neidson fora da parada. É a garantia deles pra tentar continuar na maracutaia. Você deixou eles apertados nessa reunião. Não vai ser tão fácil mais eles apoiarem os candidatos das maracutaias...

Anônimo disse...

LUiz, seu blog é otimo, seu jornal espetacular,, suas divagações sobre o grupao sao realmente certas e objetivas. Entrar em seu blog é prazeiroso pois vc so fala o que todos pensam. No jornal as materias sao bem dirigidas e a comunidade agradece. Talvez assim vc publique meus comentarios. Obrigado,,
ps: e o programa do radio começa quando ???

Anônimo disse...

Rsrsrsrs, meu caro Luiz,, vc é o maximo,, é tao incompetente que faz oposição ha mais de 200 anos, e nao percebe,, nao aconteceu nada diferente do que estava previsto,, ja estamos no poder ha 10 anos vamos ficar mais 10 e vc nao tem feito diferença alguma. Pior,, quanto mais vc murmura mais a gente leva. Rrsrsr, entrar em seu blog é prazeroso,,, Nao percebeu que ate agora TUDO o que vc disse denunciou, falou nao teve reprecusao alguma. Me diga ai,, de tudo que vc ja fez e denunciou,, qual foi o resultado positivo ??? Enquanto isso o pessoal do Grupao cada vez mais rico e vc cada vez mais no vermelho,,,pior,, no final vai tombar diante de nos e ainda vamos lhe dar uma forcinha para nao passar necessidade. Ha,, to aguardando sua ligação para agendarmos o horario do seu programa de radio com o Ze Geraldo,,, Ai,, lembre se vote na esperança, naquele que nao faz lambança,,, rsrs

Luiz do Mosaico disse...

PARA O COMENTARISTA DOS DOIS ÚLTIMOS COMENTÁRIOS ACIMA: RAPAZ, ENTÃO VOCÊ TAMBÉM LEVOU UM TANTO DOS R$19 MILHÕES DA NÃO CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO PERIQUITO, AQUELA MARACUTAIA DE RONALDO FRAUDALHÃES? E DOS MAIS DE R$ 7 MILHÕES DA NÃO CONSTRUÇÃO DA AVENIDA MACHADO DE ASSIS TAMBÉM? E A CONTABILIDADE DE TUDO FOI FEITA DEPOIS PELO FAMOSO COMPUTADOR DA NASA DE 223 MIL REAIS? QUEM TE PAGOU FOI O EX-PREFEITO MARACUTAICO RONALDO MAGALHÃES? VOCÊ ENTÃO GANHOU MUITO DINHEIRO SURRUPIADO DOS COFRES PÚBLICOS ITABIRANOS? PUXA, O MINISTÉRIO PÚBLICO SABE DISSO?

Anônimo disse...

Quero ver amanhã na reunião na interassociação dos bairros. José Antonio Lopes vai dar chilique para apoiar os nomes do grupão.