domingo, 7 de julho de 2013

O BRASIL NAS RUAS HOJE E O III ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES, EM 1977

Estudantes sendo retirados da Escola de Medicina da UFMG por forte aparato militar, em junho de  1977
Na década de 70 a juventude, através do movimento estudantil, foi para as ruas combater a ditadura militar, ocupando ruas em atos públicos e foi fortemente reprimida pelos aparelhos de repressão do estado. Nos dias 4 e 5 de junho de 1977 seria realizado o III Encontro Nacional de Estudantes (III ENE), em Belo Horizonte. A mão pesada da ditadura reprimiu severamente, invadindo o DA da Escola de Medicina da UFMG onde se realizaria o evento, prendendo quase 400 estudantes, e nas ruas, violentamente, prendendo também centenas. O foco da luta era claro: a ditadura de um lado e a bandeira "Pelas liberdades democráticas", de outro. 


Hoje, por outros motivos a juventude novamente ocupa as ruas, e tem a adesão da população, de uma forma nunca vista na história, colhendo o sentimento dessa população, manifestando sua indignação e exigindo mudanças com um sem número de bandeiras. A internet e as redes sociais foram fatores determinantes para o que se vê nas ruas, que pegou de surpresa os organismos de inteligência e segurança do estado. 

Matéria publicada pelo jornal Mosaico em junho de 2007 sobre o III ENE está aqui em anexo, relatando também encontro que se realizou no DA da Medicina da UFMG, que lembrou o evento 30 anos após a tentativa de sua realização. Em junho último, coincidentemente, a memória de 36 anos do III ENE - ainda que seja desconhecida das novas gerações - e seu espírito, até por certo atavismo, 'incentivaram' o movimento que agora ocupa as ruas brasileiras. E que já está sendo vitorioso. Acesse AQUI o PDF da matéria.

Boa pauta agora é lutar pela aprovação do PL 21/2011, que transforma o crime de corrupção na esfera pública em hediondo, com pena mínima de 12 anos, podendo chegar a 30,  e determina que o judiciário julgue prioritariamente processos que envolvam crimes de corrupção (LEIA AQUI), promover o controle público do orçamento (LEIA AQUI), e promover a reforma política, com todas as outras que ela puxa.

Matéria da edição de junho de 2007 do jornal Mosaico, sobre o III ENE e encontro 30 anos após a repressão da ditadura, que impediu sua realização

Nenhum comentário: